Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Notícias

Postes caídos há mais de um ano prejudicam cerca de mil famílias da zona rural de Manicoré

Segundo o prefeito do município, os postes do programa 'Luz Para Todos' caíram durante a cheia de 2014 e até agora o problema não foi resolvido. A Eletrobras afirma que já há um plano de ação para regularizar o fornecimento de energia



1.jpg
Por conta da cheia, postes tombaram no interior de Manicoré-AM, afetando a distribuição de energia
13/07/2015 às 19:00

Desde a cheia de 2014, cerca de mil famílias de comunidades rurais de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus) tiveram a rede de energia elétrica comprometida por conta da queda dos postes que fazem o abastecimento das áreas através do programa ‘Luz Para Todos’.

O prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio do Rosário (PSD), afirmou que a falta de energia tem gerado diversos prejuízos. “Até hoje, depois da enchente de 2014 não se restabeleceu o fornecimento de energia lá. Durante a enchente foram destruídos os postes da expansão do programa “Luz Para Todos”, principalmente nas áreas de várzea. Por conta disso, o prejuízo é grande na área da educação, na área agrícola, na área da saúde”, disse.


Segundo o prefeito, cerca de 2,3 mil alunos estão sendo afetados pela falta de energia. Nas comunidades em que o ensino médio é realizado por mediação tecnológica (mais de 400 alunos estudam nessa modalidade), as aulas dependem do uso de geradores. 

“Imagine estar estudando a noite, sem energia, a luz de velas com grupos de gerador de gasolina que funciona às vezes” afirmou o prefeito de Manicoré. “O governo disponibiliza o recurso e nós não temos energia pra manter”, reclamou.

Os trabalhadores rurais também têm suas atividades prejudicadas, segundo o prefeito. Produtores de polpa de açaí, maracujá, cupuaçu estão tendo que adequar suas vidas a essa situação, sem a refrigeração necessária para acondicionar os produtos.

Reestabelecimento

Em nota, a Eletrobras Distribuição Amazonas informou que já iniciou a execução de um plano de ação, no final do mês de maio, para regularizar o fornecimento de energia no município de Manicoré. Dentre as ações, está o redimensionamento da rede e o reestabelecimento do fornecimento de energia às comunidades atendidas.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.