Publicidade
Cotidiano
Notícias

Potencializando ainda mais a rede

Assim são os aplicativos, utilizados cada vez mais como ferramentas que auxiliam inclusive as atividades profissionais 07/07/2013 às 14:04
Show 1
Antônio Júnior é fã dos aplicativos, com os quais agiliza muitas de suas tarefas na vida pessoal e profissional. Ele usa sobretudo dois: o Trello e o Dropbox
olívia de Almeida Manaus (AM)

Os aplicativos móveis fazem uma grande diferença no dia a dia dos usuários de smartphones, seja para quem os utiliza para atividades básicas – responder e-mails, checar agenda, mandar mensagem por meio do WhatsApp –, seja como ferramenta para planejar melhor as atividades profissionais, com o objetivo de executá-las bem e com mais ganho de produtividade.

Nesse último caso figura o gerente de projetos Daniel Goettenauer, 30 anos, que faz uso de três aplicativos gratuitos durante o trabalho. “Um deles, é o Google Keep, que utilizo diariamente para fazer anotações rápidas e pequenos lembretes, o interessante dessa ferramenta é que ela permite que o usuário grave áudio e imagens nas anotações que venha a fazer”, afirmou.

Outro aplicativo que não sai do smartphone de Daniel é o Trello, onde ele organiza as suas atividades por status ou fases. “Esse me ajuda bastante, vou colocando o que preciso fazer, o que já estou fazendo e o que está concluído. Como ele pode ser agrupado por projetos, facilita bastante na hora de acompanhar as múltiplas tarefas que realizo”, apontou

Daniel ainda usa os aplicativos Asana e Goettenauer, tanto para gerenciar projetos e realizar cronograma de atividades, quanto para compartilhar informações com os envolvidos. “Uso os aplicativos sempre que possível, como estão no celular ficam a um toque dos meus dedos, o que ajuda a diminuir o tempo para resolução de problemas”, comentou Daniel, que também é criador do aplicativo DonaKnow, usado para divulgar eventos na noite manauara.

Solução criativa

Já o contador e advogado Antônio Júnior, 26 anos, é fã dos aplicativos por serem seguros e ágeis, segundo ele. “É uma solução criativa que ajuda a facilitar o nosso dia por conta da mobilidade, qualquer informação está sempre na palma da mão”, observa o profissional.

Além do Trello, Antônio Júnior tem mais dois aplicativos como inseparáveis companheiros do dia a dia: o Dropbox, que é um serviço de armazenamento de arquivos multiplataforma baseado no conceito de “computação em nuvem” e, o Evernote, que serve para coletar e organizar informações, anotações, rascunhos e lembretes.

Entre os benefícios alcançados por ele na utilização destes aplicativos estão desde organizar cartões de visita, fazer checklists e até backup dos dados no servidor no trabalho.

“Depois que comecei a usar o Dropbox não uso mais HD externo, compartilho arquivos sem me preocupar se ele é grande demais para ser anexado em um e-mail e, ainda, tenho meus dados em qualquer lugar não importa qual plataforma vou acessar e se estou no PC, notebook, tablet ou smartphone“, explica Antônio.

Grudado no smartphone

Adepto ao uso de tecnologias, o responsável pelo site Trânsito de Manaus, Luiz Eduardo Leal, não desgruda do smartphone em nenhum momento. “Existe aplicativo para praticamente tudo hoje, só é saber quais são as suas necessidades e aproveitar”, ressaltou, dizendo que possui amigos que fazem residência médica em municípios do interior que utilizam aplicativos básicos, como o de lanterna, para ajudar na hora de fazer diagnósticos.

Sempre conectado, o Pomodoro App é um dos queridinhos de Leal. É um aplicativo baseado na Técnica de Pomodoro, que consiste em programar para realização de uma tarefa no período de 25 minutos. Esse método foi desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80, que baseou o estudo na ideia de que pausas frequentes e programadas podem aumentar a agilidade mental e diminuir a ansiedade.

“Esse aplicativo me ajuda a não perder tempo com outras atividades que não sejam do trabalho, tenho que cumprir uma tarefa naquele tempo exatamente. O uso diário desse aplicativo contribui para que eu produza cada vez mais”, justifica Luiz Eduardo, que anuncia que em breve lançará o app de ônibus do Trânsito Manaus.

Publicidade
Publicidade