Segunda-feira, 20 de Maio de 2019
ENSINO SUPERIOR

Poucos vão às urnas nesta quarta-feira (11) na eleição para reitor e vice-reitor da UEA

A apuração dos votos ocorre nesta quarta-feira, às 20h (horário de Manaus), logo após o término da votação, e a previsão da divulgação parcial será no mesmo dia



uea.JPG
Foto: Euzivaldo Queiroz
11/04/2018 às 18:26

Movimentação fraca de técnicos-administrativos, professores e alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que foram às urnas nesta quarta-feira (11) para escolher o reitor e o vice-reitor da instituição. O portal A Crítica acompanhou a votação nas duas maiores unidades da UEA em Manaus e, por enquanto, os estudantes são os líderes de abstenção, conforme a coordenação regional de cada setor. Apesar da pouca procura, não houve ocorrências graves nesses dois locais.  

Conforme o coordenador regional de votação da Escola Superior de Ciências da Saúde (Esa) da UEA, Odirlei Malaspina, a unidade, localizada na Avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, Zona Centro-Sul de Manaus, recebeu até as 16h30 de quarta, 626 alunos, dos mais de três mil alunos aptos a votar na unidade.  Ele explicou que há três sessões de votação para os alunos e mais duas para o corpo docente e discente da Esa.

“Existem sessões que a urna comporta a votação de 1.102 alunos e até as 16h30, apenas 240 votaram. Como essa é apenas a segunda eleição para reitor aberta ao voto, alguns não adquiriram a cultura ou não perceberam a importância do voto. Nossa presença de docentes e discentes foi bem maior, mais de 60% do grupo desses eleitores na unidade já compareceram as urnas”, explicou.

Já na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), mais de 1,5 mil alunos estão aptos a votar, incluindo os que estão no primeiro período e não constam na lista de eleitores. De acordo com a assessoria de comunicação da UEA, foi impressa em março, por isso alguns nomes ficaram de fora. Mesmo assim, conforme a administração de urnas, cerca de 40% dos estudantes ainda não foi às urnas.

A estudante de Pedagogia da UEA, Marcela Guerra, 44, foi uma das estudantes que compareceu nas eleições e garantiu o direito de votar. Ela, que está no segundo período do curso, disse que apóia a democracia e alguns problemas da universidade precisam ser resolvidos.

“Quem cursa pedagogia precisa conhecer de perto as comunidades ribeirinhas e também pensar como eles lidam com problemas ou até transtornos que necessitam do nosso auxílio. Faltam projetos voltados para isso, além de outras questões de infraestrutura e principalmente didática”, explicou

Eleição

Este pleito conta com apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que além de treinamento, disponibilizou 38 urnas eletrônicas para a capital e maiores centros do interior. A votação ocorrerá na Reitoria, nas cinco Escolas Superiores de Manaus, nos seis centros de Estudos Superiores e nos 13 Núcleos de Estudos Superiores, totalizando 25 colégios eleitorais.

Nesta eleição, três chapas participam da disputa: Cleinaldo Costa e Cleto Leal (Chapa 14); Ricardo Serudo e Carlossandro Albuquerque (Chapa 17) e Lúcia Puga e Raimundo Barradas (Chapa 23).

De acordo com o edital, estão aptos a votar professores dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, técnicos administrativos efetivos, temporários, comissionados e procuradores jurídicos, além de acadêmicos de graduação e de pós-graduação, regularmente matriculados neste semestre. A distribuição ocorre da seguinte forma: 22.981 alunos, 1.078 professores e 639 técnicos-administrativos.

A apuração dos votos ocorre nesta quarta-feira, às 20h, logo após o término da votação, e a previsão da divulgação parcial será no mesmo dia. A Comissão Eleitoral Geral informa que a apuração dos votos será transmitida em tempo real via Sistema Presencial de Ensino Mediado por Tecnologia (IPTV) para os municípios e também poderá ser acompanhada no Auditório da Reitoria da UEA, localizada na avenida Djalma Batista, Nº. 3.578, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.