Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020
online

Pré-Conferência debate Lei de ajuda financeira para artistas da Amazônia

Pré-Conferência das Amazônias acontece neste sábado (26), com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Casa NINJA Amazônia



show__MG_0581_DAA0E440-2170-4B33-9D96-F2290A974D08.jpg Foto: Manauscult
25/09/2020 às 17:10

Artistas, produtores, músicos e trabalhadores da Cultura participam neste sábado (26), de 14h até as 22h (Horário de Brasília), da Pré-Conferência de Cultura das Amazônias, mobilizada por diversos setores para efetivação de políticas públicas para o setor cultural, que foi diretamente afetado pela crise da pandemia de covid-19. O encontro que reúne personalidades e debatedores de soluções para o setor é online com transmissão ao vivo nas redes sociais da Casa NINJA Amazônia.

No encontro, quatro principais eixos se entrelaçam para dar o tom do debate: Culturas Amazônicas em Resistência à Colonização,  Comunicação em Redes: expressão, identidades e protagonismos, e o Financiamento da Cultura nas Amazônias: o Custo Amazônico e a Lei Aldir Blanc, recentemente aprovada pelo Congresso Nacional para socorro da classe artística durante a pandemia. 



A Pré-Conferência também coloca em debate um pacote de temas que envolve a redução das desigualdades sociais e regionais, o financiamento de projetos culturais, renúncia fiscal (Lei Rouanet), patrocínio público e privado, Fundos e outras linhas de Fomento e Financiamento, além de dar evidência para os defensores da cultura ancestral, com as raízes indígenas e de África. 

 

Um time de peso da Região Norte integra a lista de convidados, entre eles Núbia Quilombola, Alcimara Karipuna, Márcia Mura, Braulina Baniwa, Francisco Apurinã, Iberê Guarani M’Byá, Zélia Amador, Dona Maria Querubina, Débora Gomes Lima, Ivana Bentes, Alexandre Nunes Nobre, Antônio Marques, Marielle Ramires, Marcela Bomfim e Erisvan Guajajara,

Além de Marcelo das Histórias, Soleane Manchineri, Eldo Shanenawa, Eliane Dutra, Delson Cruz,  Sergio Carvalho, Aldemir Maciel, Tainá Marajoara, Prof. Michel Pinho, Joana Munduruku, Sandra Santos, Sabá Moura e outros.

"Esse processo começou a partir da mobilização da sociedade civil para defender os direitos e as necessidades do setor cultural e que resultou na aprovação da Lei Aldir Blanc de emergência cultural. A pré-Conferência é apenas o começo de uma rede potente, que pouco a pouco, vai sendo tecida, de encontros, conversas e movidas que a cultura provoca. Estamos certas que é o começo para um firme e determinado momento de agregação para trajetórias conjuntas e fortalecimentos.", conta a produtora cultural e articuladora da Casa NINJA Amazônia Karla Martins.


As pré-conferências em todo o Brasil tem mobilizado diversos agentes, de forma popular e aberta, para colocar em pauta questões essenciais e manter a cultura no centro do desenvolvimento do país. Na Amazônia, mais do que nunca, a cultura precisa ser vista como ponto estratégico para condução de políticas de preservação dos povos e do patrimônio.

Serviço: Pré-Conferência de Cultura das Amazônias

Horário: 14h (Brasília)
Data: Sábado, 26

*Com informações da assessoria

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.