Publicidade
Cotidiano
Notícias

Prefeitos do Amazonas levam reivindicações para Marcha a Brasília

Gestores se encontrarão com a presidente Dilma Rousseff na abertura do evento dia 9 de julho 04/07/2013 às 16:33
Show 1
Encontro acontece na semana que vem com a presidente Dilma Rousseff
acritica.com Manaus (AM)

Mais da metade dos prefeitos do interior do Estado já confirmaram presença na XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios - evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) - que promete se tornar o mais importante encontro entre os dirigentes dos executivos das 5.564 cidades brasileiras com a presidenta da República, Dilma Rousseff, logo na cerimônia de abertura oficial do evento na próxima terça-feira (9).

A expectativa dos representantes do interior do Amazonas, segundo o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Iran Lima, é que Dilma Rousseff também apresente aos gestores, propostas e ações voltadas a reduzir o desequilíbrio das relações federativas entre União e Municípios.

Na avaliação do presidente da AAM, este é o modelo mais viável para incentivar a retomada de políticas públicas consistentes nas cidades brasileiras e assim, influir diretamente na qualidade de vida dos cidadãos.

“Na prática, são aos prefeitos que respondem diariamente à população pelas suas ações e também pelas omissões dos outros entes federados, fato que a população justamente tem reivindicado nas ruas de todo o País”, explicou Lima, que coordena a comitiva amazonense no evento e entregará à presidenta, uma pauta exclusiva de demandas para o Estado, como a liberação de verbas para os municípios que ainda sofrem com o período de cheia dos rios.

Também no primeiro dia da Marcha, os prefeitos de todo o País participam de solenidade no plenário do Senado Federal para instalação da Subcomissão de Assuntos Municipais da Casa e no final da tarde, os representantes amazonenses reúnem-se com a bancada federal do Estado para debater verbas e investimentos prioritários no interior a serem incluídos no projeto orçamentário do próximo ano.

Amazônia

No terceiro e no quarto dias do evento, os destaques da programação ficam por conta da assinatura de termo técnico entre a CNM e o Tribunal de Contas da União (TCU) na manhã do dia 10 e a leitura da Carta da XVI Marcha a Brasília, com todas as propostas aprovadas pelos participantes do evento no encontro no dia 11.

No último dia, Iran Lima e os demais prefeitos do Estado participam do debate sobre o arco de desmatamento na Amazônia e a necessidade de desenvolvimento de estruturas e capacitação de planos diretores na região.

“O Meio Ambiente e o uso racional e equilibrado dos abundantes recursos naturais que temos à disposição no Amazonas e em grande parte da Região Norte, podem e devem conviver harmoniosamente, sem deixar de lado o ser humano”, acrescentou o prefeito.

 

Publicidade
Publicidade