Sábado, 04 de Julho de 2020
Notícias

Prefeitos do Amazonas recebem orientações para tratamentos de pacientes fora de seus municípios

Associação Amazonense de Municípios distribuirá aos gestores o manual do Programa Municipal de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que dá orientações sobre a forma correta de utlização dos recursos



1.gif Moradores de municípios do interior do Estado têm que se deslocar à capital, muitas vezes de forma precária, em busca de assistência médica, principalmente especializada
02/07/2015 às 14:54

Pacientes do interior do Estado que precisem se deslocar de seus municípios em busca de tratamentos médicos de média e alta complexidade, contam a partir de agora com um documento que normatiza todos esses procedimentos. O manual do Programa Municipal de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) será entregue pela Associação Amazonense dos Municípios (AAM) a todos os gestores municipais a partir da próxima semana.

A principal orientação disposta no documento diz respeito ao custeio desses tratamentos, que deve ser feito pelo Governo Federal, através do Sistema Único de Saúde (SUS), desafogando assim os cofres públicos municipais.



O manual foi elaborado pela Assembleia Legislativa do Amazonas.

“O documento orienta os gestores a buscarem o Governo Federal para arcar com os recursos dessas viagens e tratamentos. Com isso, os prefeitos poderão investir essa verba em outras necessidades municipais”, afirmou o secretário da AAM e prefeito de Juruá (a 672 quilômetros de Manaus), Tabira Ferreira (PSD).

De acordo com o prefeito do Município de Maraã (a 615 quilômetros de Manaus), a prefeitura tem um gasto mensal médio de R$ 100 mil com o tratamento e deslocamento de pacientes. “Além de viagens do paciente e seus acompanhantes, a prefeitura precisa manter duas casas de apoio – uma em Tefé e outra em Manaus – para receber essas pesoas. Através desse documento, que será distribuído pela AAM, os prefeitos terão melhores informações a respeito de suas atribuições e poderão destinar melhor a verba municipal”, afirmou.

Uma média de 200 pessoas são atendidas mensalmente e aproximadamente oito mil passagens aéreas são disponibilizadas por ano em todo o Estado para viagens de quem busca tratamento fora de seu município. Em 2014, os investimentos do TFD Interestadual foram de aproximadamente R$ 14,3 milhões, pagos em parceria entre o Governo do Amazonas e o Ministério da Saúde.

*Com informações da assessoria de imprensa


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.