Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019
EM BRASÍLIA

Prefeitos pedem envio de recursos da Lava Jato para Municípios

Pedido foi enviado durante audiência da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), nesta quinta-feira (12). Entre demandas está a revisão do Pacto Federativo



reuni_o_4811FF8C-08CA-4F74-A6F8-3F6A985AE881.JPG Foto: João Pedro Figueiredo/Semcom
12/09/2019 às 15:50

Durante audiência com a executiva da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o prefeito de Manaus, Arthur Neto, pediu que o governo federal destine parte dos recursos recuperados na operação Lava Jato aos municípios. A proposta foi recebida pelo ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, nesta quinta-feira (12).

"Seria injusto, já que temos um Pacto Federativo torto, destinar recursos simplesmente aos Estados, esquecendo-se dos municípios onde vivem as pessoas”, disse Arthur.



A comitiva entregou ao ministro a pauta prioritária da Frente Nacional dos Prefeitos, que inclui, entre outras demandas, um novo Pacto Federativo que deixe mais dinheiro nos Municípios, conforme explica o presidente da Frente, Jonas Donizette, que é prefeito de Campinas (SP).

"A principal reivindicação é a revisão do Pacto Federativo que deve deixar mais dinheiro nas cidades. O dinheiro dos impostos vem pra Brasília e não volta para os municípios. Ideal é deixar mais recursos nos municípios para investir mais em saúde, educação e qualidade de vida das pessoas", afirmou.

O presidente do Senado Federal, senador David Alcolumbre, recebeu a comitiva de prefeitos e também recebeu a pauta prioritária da FNP.

Fundo da Amazônia

Ainda durante o encontro com o ministro Luiz Eduardo Ramos, o prefeito defendeu que os recursos que estão “parados” no Fundo Amazônia, que foram rejeitados pelo governo federal, sejam usados pelos municípios que integram a Amazônia e que vêm sofrendo com os altos índices de queimadas.

Neto informou, por meio de assessoria, que pretende visitar todas as Embaixadas de países que colaboravam com o Fundo Amazônia e apresentar, a cada uma delas, um pré-projeto para financiamento de ações em sustentabilidade na cidade de Manaus. 

O ministro ouviu as demandas apresentadas pelos prefeitos e comprometeu-se a encaminhá-las. Ele também assumiu o compromisso de apadrinhar o movimento dos municípios no combate à dengue. De acordo com a FNP, o próximo ano será marcado por uma forte epidemia de dengue, que está em crescimento. Luiz Eduardo Ramos confirmou sua participação na reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, em outubro, na cidade de Salvador (BA). 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.