Publicidade
Cotidiano
Notícias

Prefeitura afirma que Complexo da Ponta Negra ganhará melhorias em infraestrutura

O pacote prevê mudanças de mobiliário urbano, complementação de infraestrutura e paisagismo, sendo que os investimentos serão custeados por medidas compensatórias geridas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano  16/09/2015 às 18:03
Show 1
Haverá a substituição das espécies arbóreas definhadas e complementação da arborização do espaço, a fim de melhorar o sombreamento natural do parque
acritica.com Manaus (AM)

Ainda neste verão, o Complexo Turístico Ponta Negra, um dos cartões-postais naturais de Manaus que recebe milhares de usuários, visitantes e turistas semanalmente, ganhará melhorias em infraestrutura para ampliar e reforçar o conforto e bem-estar dos frequentadores, aumentando a atratividade do espaço, é o que afirma a Prefeitura de Manaus.

O pacote prevê mudanças de mobiliário urbano, complementação de infraestrutura e paisagismo, sendo que os investimentos serão custeados por medidas compensatórias geridas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), administrador do parque.

De mobiliário urbano, o planejamento prevê a entrega e a instalação de 154 novos bancos, com a substituição integral dos modelos existentes no espaço. Hoje, por questão do tempo e do problema com vandalismo, os bancos instalados estão degradados e alguns em péssimo estado de conservação, além da insuficiência de assentos ofertados à população.

Os novos modelos, mais robustos, em ripas de madeira maciça, tratamento de alta resistência, pés e apoio de braços em liga de alumínio, vão permitir assentos para quase 500 pessoas, no total.

As lixeiras do complexo também serão todas substituídas, ampliando a quantidade e a durabilidade das mesmas, padronizando e ordenando a distribuição delas pelas duas etapas da Ponta Negra. Serão 100 lixeiras com tampa, em estrutura de aço, fechamento em ripas de madeira maciça e tratamento de alta resistência, para suportar as variações climáticas e altas temperaturas.

Com a grande frequência de ciclistas no parque, 12 conjuntos de paraciclos serão instalados ao longo do calçadão, tendo estrutura em tubos de aço, fixados com chumbamento em bloco de concreto, podendo atender, no total, 126 bicicletas.

Outra mudança prevista para o Complexo Turístico Ponta Negra trata-se da substituição das espécies arbóreas definhadas e complementação da arborização do espaço, a fim de melhorar o sombreamento natural do parque. A previsão é de se plantar 113 árvores novas, de várias espécies, entre elas oitis, ipês roxos e amarelos, pau pretinhos, entre outros, valorizando a flora local.

“O Parque Ponta Negra foi requalificado e teve conclusão de importantes obras em 2013, sendo hoje a principal referência de espaço público aberto ao lazer, além de palco para diversos eventos, de médio e grande porte. É natural o investimento em melhorias e na manutenção do complexo, que recebe milhares de pessoas toda a semana. Com um espaço cada vez melhor estruturado, manutenção e bom estado de conservação, teremos um parque economicamente sustentável e mais confortável aos cidadãos”, garante o presidente do Implurb, Roberto Moita.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade