Publicidade
Cotidiano
Notícias

Prefeitura anuncia 'Pacote de Modernidade' com portal para contribuintes, call center e app

O objetivo da Semef, responsável pelos lançamentos - que receberam investimento na ordem de R$ 5 milhões - é facilitar a vida de pessoas físicas e jurídicas. Apenas o Portal oferecerá 150 serviços, o call center será exclusivamente para orientações e o aplicativo móvel servirá para consultas e referências 22/12/2014 às 14:27
Show 1
Com o novo sistema, 36.742 processos foram formalizados desde o dia 19 de maio de 2014. O tempo de análise dos processos caiu de 120 dias para 72 horas
camila leonel Manaus (AM)

Titular da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Ulisses Tapajós anunciou na manhã desta segunda-feira (22) um pacote de serviços, chamado de “Pacote de Modernidade”, que pretende dar mais facilidade aos contribuintes físicos e jurídicos que procuram atendimento junto ao Fisco Municipal. De acordo com o secretário de finanças, foram investidos R$ 5 milhões de reais no pacote.

Entre os benefícios está o Portal de Informações e Serviços, que será semelhante ao da Receita Federal e oferecerá mais de 150 serviços ao cidadão, como emissão de guias de pagamentos para taxas de impostos municipais, consulta de débitos, formalização de processos alem de agendamento eletrônico. Pelo Portal, o contribuinte também poderá se inteirar sobre documentação necessária para qualquer trâmite. O endereço do Portal é www.semefatende.manaus.am.gov.br. e o call center será exclusivamente para orientações

Outro benefício do pacote é o Call Center que servirá exclusivamente para orientação dos contribuintes bastando ligar para o número 156 de telefones fixos ou celulares. Outro serviço é o  webchat pelo qual as empresas formulam, via internet, suas questões e tem imediatamente os auditores fiscais fornecendo respostas e orientações para suas dúvidas.
 
Além do portal e do telefone, a Secretaria também disponibilizou o aplicativo Semef Mais. O aplicativo está disponível para o Sistema Android e em cerca de 30 dias estará disponível também para iPhone, na App Store. Atualmente, o sistema realiza atendimentos apenas para pessoas jurídicas, mas dentro de 90 dias, pessoas físicas poderão utilizar a ferramenta. Para utilizar os serviços, similares aos dispinibilizados no site, é necessário cadastrar-se no Portal de Serviços.


Outro projeto anunciado foi o Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de documentos (Siged), que emitirá documentos digitais, reduzindo a quantidade de papel na Prefeitura. Segundo Tapajós, o Singed é uma forma de acelerar o trâmite de processos, dar mais transparência e otimizar a circulação e arquivamento de documentos.

De acordo com o secretário, com o Sistema, 36.742 processos foram formalizados desde o dia 19 de maio de 2014. O tempo de análise dos processos caiu de 120 dias para 72 horas, eliminou 100% de extravio, e de motoboys e motoristas que entregavam os documentos. Além disso, a economia de espaço físico para armazenar processos foi de 90%.Tapajós disse que esse sistema será estendido a toda a Prefeitura de Manaus nos próximos dois anos.

O prefeito de Manaus, Arthur Neto, parabenizou a iniciativa da secretaria e disse que o é preciso separar o custeio bom do custeio ruim. Segundo o prefeito  'muitos não pagavam tributos porque não acreditavam na prefeitura. Hoje nós temos mais gente acreditando na prefeitura e assim, pagar os tributos deixa de ser um sacrifício porque esse dinheiro volta em forma de serviço', disse.

Outros anúncios feitos pela Secretaria é a inauguração de um novo prédio, localizado na rua Japurá esquina com a Avenida Joaquim Nabuco onde funcionará a Central de Serviços da Semef.

Publicidade
Publicidade