Publicidade
Cotidiano
Notícias

Prefeitura de Manaus anuncia convênio com Fundação Nokia

Parceria vai proporcionar o ensino de Robótica para mais de três mil alunos do 8º a 9º ano das escolas da rede pública de Manaus 22/11/2013 às 19:01
Show 1
“Se todos os jovens do Brasil pudessem receber esse tipo de educação seríamos um País diferente, tenho certeza”, diz o prefeito Artur Neto
ACRITICA.COM* Manaus (AM)

Em visita à sede da Fundação Nokia, em Manaus, na manhã desta sexta-feira (22), o Prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, e o Secretário de Educação do Município, Pauderney Avelino, anunciaram o convênio para o ensino de Robótica a mais de três mil alunos do 8º o 9º ano das escolas da rede pública. Com previsão de início para 2014, o convênio vai utilizar como mão de obra os professores da Fundação Nokia, que têm larga experiência na área, já tendo levado delegações de alunos a eventos nacionais de Robótica com a obtenção de dezenas de medalhas.

"Essa é uma proposta de vanguarda da administração municipal. No Brasil, com excessão dos Estados do Sul e Sudeste, ainda são raros os casos de investimento na Robótica como ferramenta educacional”, explica a diretora executiva da Fundação Nokia, Fabíola Bazi.

Para desenvolver o convênio é necessária a aquisição de kits de montagem dos robôs. Cada conjunto é composto por um cerca de três mil peças de Lego, circuitos e conexões. Eles são montados pelos alunos e programados para executar tarefas que simulem problemas cotidianos, como resgatar uma vítima de incêndio em um prédio em chamas, por exemplo.

“A Robótica estimula a criatividade e o raciocínio lógico, fazendo com que o aluno compreenda melhor várias disciplinas da grade regular, como Física e Matemática”, afirma o gerente da Área Técnica da Fundação Nokia, Edirley Santos.

Contato com os alunos

Durante o tour pelo novo campus da Fundação Nokia, o Prefeito de Manaus mostrou-se encantado com a estrutura oferecida aos alunos. Artur Virgílio Neto conversou com vários estudantes, recebeu explicações sobre projetos de iniciação científica e participou até um desafio de Lógica proposto por um aluno do 1º ano do Ensino Médio Técnico.

“Se todos os jovens do Brasil pudessem receber esse tipo de educação seríamos um País diferente, tenho certeza”. 

O Prefeito se interessou especialmente pela história de vida do aluno Cícero Miguel, do 2º ano de Mecatrônica. Vindo de uma escola da rede pública de ensino, Cícero teve destaque em várias olimpíadas do conhecimento e acaba de ser convidado a participar do Doha Goals Forum, no Qatar, onde será um dos Jovens Embaixadores Brasileiros entre 44 países que participam do evento. “É um jovem brilhante! Merece todo o apoio”.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade