Publicidade
Cotidiano
Notícias

Prefeitura de Manaus instala defensas em dez pontos da cidade para proteger motoristas

O serviço foi iniciado pela Seminf na última semana. A primeira via a receber as defensas é a Avenida Torquato Tapajós no trecho que compreende a entrada e saída da Avenida Max Teixeira, na Cidade Nova 04/08/2015 às 10:06
Show 1
De acordo com o diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, a instalação das defensas representa mais uma iniciativa da prefeitura para proporcionar um trânsito seguro na cidade
acritica.com Manaus (AM)

Dez vias da cidade foram mapeadas pela Prefeitura de Manaus para a instalação de guard-rail - defensas metálicas. O levantamento foi feito pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e a instalação das defensas está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Ao todo serão 1,5 quilômetros com o material instalado. 

O serviço foi iniciado pela Seminf na última semana. A primeira via a receber as defensas é a Avenida Torquato Tapajós no trecho que compreende a entrada e saída da Avenida Max Teixeira, na Cidade Nova. Nessa área estão sendo instalados 600 metros de guard-rail.

O subsecretário de Obras Públicas da Seminf, Antônio Nelson, explica que as defensas funcionam como uma proteção para os motoristas que circulam em ambas as faixas.

“Fincadas com brocas no chão as defensas aguentam o impacto de um carro a 80 km/h. Um veículo de até duas toneladas, como uma caminhonete, por exemplo, a essa velocidade chega a pesar até 80 toneladas. O impacto nas defensas diminui a velocidade e pode impedir o avanço para outra faixa”, destacou.

O levantamento feito pelo Manaustrans para identificar a necessidade de implantação das defensas metálicas levou em consideração os seguintes critérios: trechos em curva, vias com geometria que poderiam representar risco de acidentes e locais com registro de acidentes de trânsito.

De acordo com o diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, a instalação das defensas representa mais uma iniciativa da prefeitura para proporcionar um trânsito seguro na cidade. “A prefeitura busca eliminar os riscos de acidentes de trânsito implementando esses sistemas de proteção que, de forma preventiva, trazem mais segurança ao sistema viário”, pontuou.

Locais com defensas

Duas áreas na cidade já possuem esse tipo de proteção, segundo Antônio Nelson. No trecho que compreende a Avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul, sentido bairro/Centro – após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) - e no Completo Viário 28 de Março, na zona Norte.

“Essas defensas podem aguentar uma força muito grande em cima delas e a tendência do carro é bater e voltar evitando assim a invasão da outra faixa da pista. Isso evita acidentes e colisões com veículos que trafegam em faixas contrárias”, ressalta Antônio Nelson, referindo-se a situações de carros que invadem pistas em fluxos contrários.

Após o processo de montagem, as defensas recebem pintura nas cores preta e amarela que servem, segundo Nelson, de sinalização​ e alerta​ para os motoristas. “A pintura funciona como uma sinalização mostrando que aquela é uma curva perigosa e que requer atenção do motorista e diminuição de velocidade”, destaca.  

Outros pontos

As defensas serão instaladas, ainda, nos seguintes pontos mapeados pelo Manaustrans: na Alameda Cosme Ferreira, sentido Coroado/São José, próximo ao Complexo Viário Gilberto Mestrinho; Alameda Cosme Ferreira com Rua José Romão; Torquato Tapajós, próximo à entrada do Bairro Novo Israel; Avenida Natan Xavier e Avenida Natan Xavier com Rua das Garças; Avenida Ivonete Machado (Antiga Perimetral), próximo a Rua 31, Parque 10; Avenida Cel. Teixeira (Estrada da Ponta Negra), sentido Ponta Negra/Centro, próximo a 12ª. Região Militar e entre a Igreja Nossa Senhora do Sameiro e Shopping Ponta Negra, sentido Centro/Ponta Negra; e Avenida das Torres, próximo a Alameda Cosme Ferreira.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade