Domingo, 21 de Julho de 2019
Notícias

Prefeitura vai ampliar assistência a autistas

O objetivo é oferecer atendimento mais completo e eficiente com amplo número de profissionais tais como   fonoaudiólogo, psiquiatra, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, neurologista, psicólogo, educador físico, terapeuta ocupacional dentre outros



1.jpg Há dois anos o menino Luís Miguel (7), estuda em uma turma regular, em uma escola da Zona Sul de Manaus
18/02/2013 às 20:14

A Prefeitura de Manaus está preparando a integração dos serviços de Saúde e Assistência Social para oferecer atenção multiprofissional às pessoas com autismo. Uma das primeiras ações será reforçar o atendimento aos autistas através do Centro Municipal de Atenção Integrada ao Autismo, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O objetivo da integração das ações é fazer com que o Centro de Atenção Integrada, localizada no bairro Alvorada II, zona Oeste, ofereça serviços que possam atender as necessidades da população desta condição da forma mais completa possível. O trabalho contemplará atendimentos com profissionais como psicopedagogo, fonoaudiólogo, psiquiatra, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, neurologista, psicólogo, educador físico, terapeuta ocupacional, professor de música, pediatra, odontólogos e assistente social.

 De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, a parceria entre a Semsa e a Semasdh é uma forma de facilitar a oferta de serviços e de oferecer um atendimento mais completo e eficiente. “O trabalho conjunto permite que se possa oferecer aos autistas um atendimento integral e que se otimize os serviços das áreas da saúde e assistência social”, ressalta Evandro Melo.

 O espaço do Centro de Referência também conta com quadra poliesportiva, piscina e consultório odontológico. A Semsa e a Semasdh já estão trabalhando para montar o quadro dos profissionais que irão atuar no serviço.

 Além do levantamento do quadro de Recursos Humanos, a Semsa e a Semasdh também irão visitar outras instituições que já trabalham com os autistas no município de Manaus, como organizações não governamentais (ONG’s). A ideia é entender como os serviços são executados e verificar como aproveitar as melhores experiências. A partir daí, será dado início a um processo de qualificação e treinamento do quadro de funcionários.

 A Semsa, através de agentes comunitários de saúde, pretende ainda fazer o levantamento de casos suspeitos de autismo entre a população, buscando o diagnóstico correto e encaminhamento para os serviços adequados.

 A instituição vai atender crianças autistas na faixa etária de 14 meses a 14 anos de idade.

 CAPSi

 A Semsa também realiza atendimento para autistas através do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), localizado na zona Leste de Manaus, que foi inaugurado em abril de 2012 com o objetivo de atender crianças e adolescentes, até 16 anos, com transtornos mentais graves e persistentes, ou com histórico de uso de álcool e outras drogas, e, no caso dos autistas, pessoas com transtorno de desenvolvimento.

Atualmente, o serviço tem 600 crianças e adolescentes cadastrados. De acordo com a diretora do CAPSi, Elivandra Mendes, a maior parte do público atendido é formada por pessoas autistas e pessoas que sofrem com esquizofrenia, depressão, déficit de atenção ou hiperatividade.

O CAPSi oferece atendimento com médico, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, educador físico e farmacêutico. “Cada pessoa apresenta uma demanda diferente e por isso o acompanhamento é feito de acordo com a necessidade que cada uma apresenta”, explica Elivandra Mendes.

O atendimento pelo CAPSi é feito através de demanda espontânea ou de encaminhamento pela rede ampliada de assistência, incluindo os serviços de saúde, de serviço social ou de justiça. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h.


(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).

 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.