Quarta-feira, 05 de Maio de 2021
Sistema de esgoto

Prefeitura vai iniciar novo diagnóstico do sistema de esgoto de Manaus

O trabalho terá início no mês que vem



Sem_titulo_2ADE4BE6-B7A3-43C7-90AC-98650B947EF4.jpg Foto: Divulgação
23/04/2021 às 13:42

Engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) vão iniciar, a partir de maio, a elaboração do novo diagnóstico do Sistema de Esgotamento Sanitário da capital amazonense. Os dados coletados deverão nortear decisões importantes em torno do saneamento básico da cidade. 

O trabalho será realizado pela Prefeitura de Manaus por meio da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman e envolverá um levantamento das condições de todas as estações elevatórias e de tratamento de esgoto que compõem o Sistema Público de Esgotamento Sanitário operado pela concessionária Águas de Manaus.

“Esse diagnóstico funciona como um raio-x de todo o Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade; e, diante desse levantamento, teremos condições de promover ações importantes referentes ao serviço de esgotamento, visando sempre à melhoria desse serviço tão essencial para o saneamento básico”, afirmou a diretora técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Agência, engenheira Suzy Tavares.

Entre os pontos a serem analisados pelos técnicos da Ageman, estão as características de cada sistema de esgoto, como o tipo de funcionamento e de tratamento, além de identificar eventuais não conformidades, como a ausência de urbanização das áreas, falta de identificação dos bens e o não funcionamento de alguns equipamentos.

Iniciativa semelhante foi realizada em 2019 pela Ageman, e o resultado foi encaminhado à concessionária para que fossem providenciadas as devidas adequações e reparos necessários, o que já vem ocorrendo.

O Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade de Manaus possui 588 mil metros de rede coletora, duas estações de pré-condicionamento de esgoto, 69 estações de tratamento de esgoto ativas, 42 estações elevatórias de esgoto ativas, poços de visita, coletores, troncos e emissários, todos inseridos nas cinco Bacias de Esgotamento Sanitário denominadas de Educandos, São Raimundo, Gigante, Tarumã e Colônia.

Atualmente, o serviço de esgotamento sanitário de Manaus possui uma cobertura de 22%.

Um diagnóstico do Sistema de Abastecimento de Água também já foi iniciado pela Ageman, no entanto, com a pandemia da Covid -19, a rotina das equipes precisou de ajuste e o levantamento ainda não foi concluído, mas os trabalhos prosseguem.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.