Publicidade
Cotidiano
HOMENAGEM

Presidente da Liga Amazonense Contra o Câncer recebe título de ‘Cidadão do Amazonas’

Na tribuna, o especialista relatou parte de sua vida, passando por momentos da infância humilde até os tempos atuais, além de agradecer a iniciativa dos deputados da ALE-AM 05/10/2017 às 15:41
Show lacc
(Foto: Divulgação/Assessoria)
acritica.com

O presidente da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), médico mastologista Jesus Pinheiro, foi homenageado, na manhã desta quinta-feira (5) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Durante uma audiência especial, conduzida pelo presidente da Casa, deputado Abdala Fraxe, ele recebeu o título de Cidadão do Amazonas, honraria concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços ao Estado. A solenidade aconteceu no auditório Ruy Araújo, na sede do órgão legislativo.

A propositura é de autoria dos deputados Serafim Corrêa (PSB) e Vicente Lopes (PMDB). Em um breve pronunciamento, Serafim ressaltou os mais de 45 anos dedicados por Pinheiro à saúde, a maior parte deles, à área oncológica, combatendo o câncer em seus mais diversos níveis e, em especial, o de mama, neoplasia maligna mais incidente entre as mulheres no mundo. “Quem já passou mais de 45 anos fazendo cirurgias no Amazonas, principalmente na área oncológica, já é amazonense de fato e, agora, será de direito”, frisou o parlamentar.

Na tribuna, o especialista relatou parte de sua vida, passando por momentos da infância humilde até os tempos atuais, além de agradecer a iniciativa dos deputados. “Gostaria de externar minha gratidão aos colegas parlamentares, que sugeriram meu nome para a honraria e me proporcionaram esse momento de alegria. Também expresso toda a minha gratidão ao estado do Amazonas, terra generosa aonde cheguei, há algumas décadas, e constituí minha tão preciosa família. Foi aqui que desenvolvi meu amor pela medicina, transmitido aos meus filhos e que tem como principal característica, o respeito à vida”, destacou Pinheiro.

Nascido em Barbalha, no Ceará, Jesus Pinheiro veio para Manaus aind ajovem, em 1964, e, alguns anos depois, em 1972, formou-se em medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Especializado em oncologia, com diversos cursos ao longo da carreira profissional, Pinheiro já ocupou cargos públicos de relevância, entre eles, o de diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), unidade que se tornou referência em cancerologia e que teve sua criação acompanhada pelo especialista.

Atualmente, dedica-se ao consultório e é presidente da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), entidade com mais de 60 anos de atuação no Estado, voltada ao atendimento de pacientes oncológicos de baixa renda, através de diversos projetos sociais.

 *Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade