Publicidade
Cotidiano
ORDEM DOS ADVOGADOS

Presidente da OAB-AM classifica auxílio moradia de magistrados como ‘absurdo’

O advogado Marco Aurélio Choy concorre à reeleição da OAB-AM pela chapa 10, composta por 83 advogados, que tem como vice, Grace Benayon Zamperlini, e o slogan de campanha 'Unidos para Avançar’ 12/11/2018 às 18:08
Show choy 5a3d5158 d7f6 4ca5 aed7 49919f644511
Foto: Divulgação
Larissa Cavalcante Manaus (AM)

Candidato à reeleição pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy, classificou o auxílio moradia dos magistrados como ‘absurdo’. O advogado avalia que o aumento salarial de 16% para os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (STF), que possui efeito cascata, é acima do padrão dos reajustes.

“A magistratura fica nas costas com o auxílio moradia. Conheço muitos magistrados que se ressentem da própria figura do auxílio moradia. A magistratura independente não precisa desse auxílio. O auxílio vai ser substituído pelo reajuste? A minha preocupação é que perdure as duas coisas”, afirmou Choy durante entrevista concedida nesta segunda-feira ao portal A Crítica.

O advogado concorre à reeleição pela chapa 10, composta por 83 advogados, que tem como vice, Grace Benayon Zamperlini e o slogan de campanha 'Unidos para Avançar’. A principal proposta da chapa é melhorar o dia a dia do advogado através de uma gestão compartilhada e de portas abertas.

“A OAB é um grande vetor, haverá sempre o que fazer, haverá sempre o que construir. Nesse espírito de uma Ordem que precisa avançar ainda mais, aceitamos o desafio de estar junto com outros advogados nessa caminhada junto à renovação”, disse o advogado.

Entre as propostas da chapa, está a criação de uma incubadora de empreendedorismo da advocacia com orientações de como gerir a carreira e se destacar no mercado de trabalho. “O mercado está ruim para todo mundo e não só para a jovem advocacia. Estamos dialogando para conseguir a abertura de um crédito de financiamento junto a Afeam de até R$100 mil, com juros de 8% ao ano, para o advogado que deseja montar ou ampliar o seu escritório”, contou.

Interior

Caso seja eleito, Choy afirmou que pretende ampliar iniciativas como a criação de novas salas equipadas para advogados nos municípios do interior. Conforme Choy, os municípios de Parintins, Tefé e Itacoatiara concentram o maior número de advogados e onde, provavelmente, haverá urnas no próximo dia 28 de novembro para escolha da nova diretoria que estará à frente da entidade no triênio 2019-2021.

Piso salarial

Para o presidente da OAB-AM, o projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Estado, apresentado pelo deputado Sabá Reis (PR), e que determina um piso salarial para o advogado deveria ser de autoria do chefe do executivo estadual. “Contamos com a possibilidade de ter um projeto com a iniciativa correta, mas antes debatido com a classe em uma grande audiência pública sobre o que a OAB vai propor de piso para advocacia”, defende.

Perfil

Nome: Marco Aurélio Choy
Idade:38 anos
Estudos: Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. 
Experiência: Procurador do Município de Manaus, professor concursado da UEA, vice-presidente da OAB-AM 2013-2015, eleito presidente triênio 2016-2018.

Publicidade
Publicidade