Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
Notícias

Pressão marca reunião sobre sanção que equipara salários de servidores da Suframa

Lideranças políticas e empresariais presentes em evento manifestaram apoio ao pleito dos servidores, que aguardam sanção da MP 660 que está nas mãos da presidente Dilma



1.gif Membros da Fundação PanAmazônia entregaram a Ivan Ramalho sugestões para o fortalecimento da Suframa
01/05/2015 às 15:38

Após 8 meses, a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), finalmente aconteceu ontem. O evento foi marcado pela pressão dos servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) pela sanção da MP 660, que equipara os salários dos servidores da autarquia aos dos demais órgãos ligados ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Os servidores aguardam a sanção da matéria que está nas mãos da presidente Dilma Rousseff.

Lideranças políticas e empresariais presentes ao evento manifestaram apoio ao pleito dos servidores, uma vez que a expectativa nos bastidores é a de que a presidente vete a emenda que favorece os servidores.

“O ministro do Planejamento (Nelson Barbosa), por telefone, me disse que a MP 660 será vetada”, afirmou o senador Omar Aziz (PSD). A justificativa é a falta de orçamento.

“Nos últimos dez anos, o contingenciamento que foi feito de recursos da Suframa ultrapassa R$ 3 bilhões, que poderia estar sendo investido na Amazônia, gerando emprego e desenvolvimento na nossa região. Não é verdade que não tem orçamento. Tem, mas eles tiram dinheiro da gente”, ressalta o senador.

Ausência

A ausência mais sentida na reunião foi a do ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto, que não pode comparecer por estar se recuperando de uma cirurgia. A reunião foi presidida pelo secretário-executivo da pasta, Ivan Ramalho.

Os parlamentares do Amazonas ressaltaram o motivo do ministro não ter participado da reunião e lamentaram sua ausência. “Ele é nosso grande aliado, não mediu esforços para que essa reunião fosse realizada. Quando surgiu a proposta, ele prontamente agendou e não veio por motivos fortes de saúde”, afirmou o deputado estadual, Serafim Correa (PSB). No entanto, vale ressaltar que o ministro esteve dias antes (28), na inauguração de uma fábrica em Pernambuco, Estado onde nasceu e pelo qual se elegeu.

Superintendente

Com relação à escolha do novo superintendente da Suframa, cuma escolha é alvo de disputa entre as forças políticas, o senador Omar Aziz foi enfático. “Nós não podemos brincar de arranjar emprego para quem perde a eleição. Se vai ser o Gustavo Igrejas ou outro, mas eu quero um técnico que conheça o órgão. Eu não aceito que usem a Suframa como trampolim para quem perdeu emprego ou perdeu a eleição”, declarou o senador, referindo-se à possível indicação de políticos derrotados nas urnas.  

PanAmazônia entrega carta ao governo  

A Associação PanAmazônia entregou, nesta quinta-feira (30), carta aberta ao Secretário Executivo do Ministérios de Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, durante a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS). O documento solicita audiência com o Ministro Armando Monteiro para apresentar os resultados do Seminário Zona Franca de Manaus 2073, realizado no dia 28 de abril e que contou com a participação de empresários, técnicos, gestores públicos e formadores de opinião.

As carta é resultado de um seminário realizado pela entidade nesta semana. A tônica do encontro foi o debate sobre o futuro da economia regional, com foco no modelo ZFM. Foram apresentados avanços, obstáculos, e propostas que se prestam para balizar a elaboração de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do modelo ZFM.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.