Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Notícias

Primeira noite do 48º Festival de Parintins ocorre sem registro de ocorrências graves

No total geral de ocorrências registradas (64), o CICC registrou apenas dois casos de roubos neste ano, redução de 66% em comparação ao mesmo período do ano passado



1.jpg Um contigente de cerca de mil anos está em Parintins para realizar a segurança do evento
29/06/2013 às 14:30

O primeiro dia do 48º Festival Folclórico de Parintins ocorreu sem registro de ocorrências graves, segundo balanço de ocorrências registradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) instalado em Parintins pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), na Operação Parintins 2013.

No total geral de ocorrências registradas (64), o CICC registrou apenas dois casos de roubos neste ano, redução de 66% em comparação ao mesmo período do ano passado. A maioria das ocorrências é relacionada aos casos de furto (11) e ameaça (10). Não foram registrados casos de homicídios, latrocínios e tentativa de homicídio, segundo dados do CICC.

De acordo com o secretário da SSP-AM, coronel PM Paulo Roberto Vital, com cerca de mil servidores atuando na área de Segurança, Parintins neste ano experimenta o modelo de policiamento do Ronda no Bairro, que deve ser efetivamente implantado no município até o final deste ano. “Temos o policiamento mais presente não apenas na área interna do Bumbódromo, mas em todas as vias da cidade”, disse Vital.

O secretário de Segurança ressalta o Plano Integrado de Segurança que está sendo executado na Operação Parintins 2013, reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Defesa Civil do Estado, com o apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), considerando que o Festival é um evento-teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que ocorre no próximo ano em Manaus.

De acordo com comandante operacional da Operação Parintins 2013, tenente-coronel Franclides Ribeiro, as mudanças estruturais no Bumbódromo permitiram o acesso mais fácil do público ao Centro Cultural, também sem registros de ocorrências.

Registros
Nas duas delegacias da Polícia Civil foram registradas 45 ocorrências, sendo a maioria (20), perdas de documento. Foram registradas ainda três prisões em flagrantes, uma de injúria racial praticado contra um policial militar, uma embriaguez ao volante e uma violência doméstica. A Polícia Civil destaca que a Delegacia de Turista está funcionando no Porto de Parintins, das 8h às 18h.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a primeira noite do festival foi considerada tranquila, com poucas ocorrências dentro do Bumbódromo. As ocorrências mais registradas desde o dia 24 de junho até a manhã deste sábado, 29, são de Atendimento Pré-Hospitalar, quando os bombeiros atenderam vítimas de acidentes de trânsito, mal súbito, quedas e trabalho de parto.

*Com informações de assessoria


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.