Domingo, 19 de Maio de 2019
Notícias

Processo de seleção: Qual a maior bizarrice que você já ouviu?

Consultoria divulgou perguntas mais estranhas ouvidas por profissionais em entrevistas, no ano de 2012. Especialistas alertam para os limites desse diálogo



1.jpg
Para piorar a tensão no momento, alguns entrevistadores invadem a privacidade dos candidatos
13/01/2013 às 11:25

Você clareia os dentes? Bom, se você achou esse questionamento estranho para o início da matéria, imagina como você reagiria se ouvisse uma pergunta como essa durante uma entrevista de emprego. Por mais bizarra que pareça, essa e outras questões são feitas por entrevistadores no mundo inteiro, segundo recente estudo divulgado pela consultoria de recrutamento e desenvolvimento de talentos DDI.

Com o objetivo de mostrar o despreparo de alguns recrutadores, a consultoria perguntou a 2 mil profissionais de 28 países quais foram as perguntas mais estranhas que eles ouviram dos profissionais de recursos humanos em 2012. Além de provocar alguns risos, a lista revela que a entrevista pode “sair dos trilhos” e invadir a privacidade do candidato.

Embora os excessos aconteçam, a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Amazonas (ABRH-AM), Ozeneide Casanova, afirma que a entrevista de emprego é uma oportunidade para obter informações e avaliar características que o currículo não é capaz de revelar, como comunicação e valores pessoais.

A dirigente afirma, ainda, que retirar da entrevista toda a abordagem ligada à vida pessoal do candidato não é a melhor metodologia. Segundo ela, é importante compreender se os valores do indivíduo estão alinhados com os da organização.

“Antigamente acreditava-se que a vida pessoal e profissional eram assuntos que não deviam ser misturados. Atualmente as empresas já enxergam o indivíduo como um todo”.

**A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.