Publicidade
Cotidiano
Notícias

Procura por exame de toque supera expectativas em Manaus

Somente no primeiro dia da Campanha Novembro Azul, voltada à saúde do homem, mais de 300 atendimentos foram feitos 04/11/2014 às 20:37
Show 1
A procura de homens por atendimento médico surpreendeu a prefeitura
Jéssica Vasconcelos Manaus (AM)

O mês dedicado à prevenção do câncer de próstata apenas começou e já foi possível ver uma grande diferença no comportamento dos homens, pois somente no primeiro dia de campanha, 300 procuraram a Unidade Móvel Médico-Laboratorial estacionada na Praça da Matriz, Centro, Zona Sul.

Para o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, essa procura logo no primeiro dia de campanha foi uma surpresa, pois normalmente os homens têm uma dificuldade maior em procurar um médico, mesmo que não tenham sintomas e seja somente para prevenção.

De acordo com o secretário, por conta dessa procura serão colocadas mais duas carretas a partir de hoje, para atender exclusivamente os homens.

O aposentado José Henrique Moura, 61, foi um dos homens que decidiram buscar atendimento médico na carreta. Segundo José, que não fazia o exame preventivo de próstata há dois anos, essa foi a oportunidade mais fácil para poder fazer o exame. “Homem normalmente não procura médico como as mulheres, que todos os anos vão ao ginecologista, porque somos ‘cabeça dura’. Mas essa carreta facilita muito para os homens. Não tem desculpa para não fazer”, disse José Henrique.

A Unidade Móvel está disponibilizando consultas médicas com clínico geral, exames de ultrassonografia (abdominal total, abdominal superior, vias urinárias e próstata) e coleta de material para exames laboratoriais.

De segunda à sexta-feira, estão sendo oferecidos 32 atendimentos para consulta médica, 32 para a coleta de material para exames laboratoriais e 50 atendimentos para os exames de ultrassonografias. A distribuição de senhas é realizada às 8h. Para a consulta médica, é necessário apresentar RG e CPF, ou certidão de nascimento para menores de idade. Para a ultrassonografia, é necessária requisição médica, RG e CPF.

A unidade móvel também funcionará aos sábados, das 8h às 12h, com a oferta de 25 exames de ultrassonografia.


Publicidade
Publicidade