Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
Notícias

Procurador José Roque Nunes Marques é reeleito corregedor-geral de Justiça do Estado

Procurador era o único candidato ao cargo. O Ministério Público do Estado também elegeu os membros de seu Conselho Superior



1.gif Corregedor do MP, José Roque Marques, assinou recomendação na sexta-feira
12/02/2015 às 20:46

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) reelegeu o procurador José Roque Nunes Marques como corregedor-geral de Justiça do Estado no final da tarde desta quinta-feira (12). Ele era o único candidato ao cargo.

Na mesma eleição, que aconteceu entre as 8h e 16h, e teve seus votos apurados por volta das 16h30, foram escolhidos cinco membros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), órgão de controle interno do instituição, composto por sete procuradores.



Por lei, o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral de Justiça fazem parte do CSMP. Das cinco vagas restantes, duas são preenchidas pelo Colégio de Procuradores de Justiça e três são preenchidas por toda a classe, ou seja, os promotores.

Os procuradores José Hamilton Saraiva dos Santos e Jussara Maria Pordeus foram os escolhidos pelo Colégio, em primeiro e segundo lugar, respectivamente, para compor o CSMP.

Jussara também foi eleita pela classe, ficando com a primeira colocação entre os promotores, mas ela optou por ocupar a vaga atribuída ao Colégio. Com isso, os três colocados seguintes ficaram com as vagas da classe, estes sendo os procuradores Antonina Maria de Castro do Couto Valle, Flávio Ferreira Lopes e Públio Caio Bessa Cyrino.

O procurador-geral de Justiça, Fábio Monteiro, comentou sobre a função de cada um. "O corregedor-geral de Justiça fiscaliza a conduta da instituição e da prestação de serviço dos promotores e procuradores. É de sua atribuição os relatórios de produção e fiscalizações internas. Já o CSPM, do qual o corregedor-geral faz parte, julga as promoções e as remoções entre os promotores, bem como fica responsável por aplicar as punições em casos em que elas são necessárias", explicou.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.