Publicidade
Cotidiano
Notícias

Produção industrial cresce 0,9% no Amazonas, em junho

O avanço do índice da produção industrial amazonense em junho se deveu, em grande parte, à recuperação do setor de duas rodas, impulsionado pelo aumento de 49% na produção de motocicletas frente a junho de 2014 07/08/2015 às 19:26
Show 1
A produção de motocicletas foi a principal responsável pelo avanço do índice em junho
Juliana Geraldo Manaus (AM)

Após uma sequência de resultados negativos, a indústria amazonense começa a esboçar recuperação. Em junho, a produção industrial do Estado avançou 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado.O índice foi divulgado na tarde desta sexta-feira, 7, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O percentual de crescimento colocou o Amazonas em sétimo lugar entre as 15 localidades pesquisadas pelo instituto. Apesar do avanço, o Estado registrou recuo na produção industrial na comparação entre maio e junho deste ano (-1,1%) e no acumulado de janeiro a junho (-14,8%) na comparação com o mesmo intervalo de 2014.

Desempenho
Em junho, segundo o levantamento, o avanço foi provocado pela recuperação de dois setores, entre os dez pesquisados. Um deles, o setor de outros equipamentos de transporte (+ 49%), foi impulsionado, não só pela maior produção de motocicletas e suas peças, mas também pela baixa base de comparação, uma vez que essa atividade recuou 46,9% em junho de 2014.

Outro avanço veio da impressão e reprodução de gravações (+10,9%), explicado especialmente pelo aumento na produção de DVDs.
Por outro lado, os principais impactos negativos vieram dos ramos de bebidas (-9,1%) e de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-5,1%), pressionados, em grande medida, pela menor fabricação de preparações para elaboração de bebidas e de computadores pessoais portáteis (laptops, notebooks, handhelds, tablets e semelhantes).

Publicidade
Publicidade