Terça-feira, 23 de Julho de 2019
Notícias

Produção industrial do Amazonas cresce 0,5% em agosto e setembro deste ano, aponta o IBGE

Das 14 regiões industriais brasileiras pesquisadas pelo IBGE, oito tiveram desempenho positivo enquanto seis tiveram recuo de produção na comparação com os meses anteriores



1.jpg Polo Industrial de Manaus produz bens intermediários e finais para o mercado consumidor brasileiro
07/11/2014 às 09:16

A produção industrial cresceu em oito dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de agosto para setembro deste ano, entre eles o Amazonas com avanço de 0,5% no desempenho do Polo Industrial de Manaus. Em geral, a queda da produção nacional foi de 0,2% no período. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgada nesta sexta-feira (7), a maior alta foi observada no Rio Grande do Sul (3,5%).

Outros estados que tiveram avanço na produção na passagem de agosto para setembro foram Santa Catarina (2,9%), Minas Gerais (1,8%), Goiás (1,2%), Pará (0,8%), Amazonas (0,5%), Bahia (0,3%) e Espírito Santo (0,1%).

Por outro lado, seis estados tiveram recuo, com destaque para o Rio de Janeiro (-5,6%), estado que já tinha apresentado redução da produtividade em agosto. Também tiveram redução Pernambuco (-2,2%), São Paulo (-0,7%), Paraná (-0,5%), Ceará (-0,4%) e Região Nordeste (-0,2%).

Nos demais tipos de comparação – mês ante o mesmo período do ano anterior, acumulados do ano e do período de 12 meses – o IBGE também calcula o desempenho do estado de Mato Grosso. Na comparação de setembro deste ano com o mesmo período de 2013, oito estados tiveram alta (com destaque para os 17,3% do Espírito Santo) e sete tiveram queda (com destaque para os -7,8% do Rio de Janeiro).

No acumulado do ano, dez estados tiveram queda e cinco aumento da produção. O destaque positivo foi o Pará, com alta de 9,6%. Já o pior desempenho foi registrado nos estados de São Paulo e Paraná, ambos com queda de 5,8%.

No acumulado de 12 meses, oito estados tiveram queda e sete, alta. O maior avanço foi no Pará (8,3%) e o maior recuo, em São Paulo (-4,7%).


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.