Terça-feira, 21 de Janeiro de 2020
AVALIAÇÃO

Professora explica o que contribui para as altas notas de faculdades públicas no Enade

Em 2018, o exame avaliou os 27 cursos incluindo graduações e tecnologias em todo o país



show_WhatsApp_Image_2017-11-26_at_12.21.49_C5F22A8D-0701-4A1F-9327-8F2799F22833.jpeg Foto: Arquivo/A Crítica
11/12/2019 às 20:51

Divulgado no último dia 4 de outubro, o resultado do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) atestou a excelência das instituições públicas de ensino superior no Amazonas. Os cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) obtiveram, respectivamente, notas 5, 4 e 4 na avaliação. Na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o curso de Direito registrou o conceito máximo (5), enquanto Administração e Comunicação Social tiveram nota 4.

Na opinião da coordenadora do curso de Direito da UEA, Taís Braga, o resultado pode ser atribuído ao perfil dos estudantes que ingressam na área. Alguns, inclusive, já possuem noções básicas de Direito nessa fase inicial.



“O aluno entra com o objetivo de passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil e prestar concurso para magistratura”, analisa. “Ele sabe que precisa se dedicar bastante aos estudos”. Por isso, o curso oferece um corpo docente qualificado, com 17 professores doutores, aliando teoria e prática com aulas no Núcleo de Práticas Jurídicas e a participação em projetos de pesquisa.

Engajamento

O engajamento com a comunidade é outro diferencial. “Temos um projeto de extensão que busca esclarecer os direitos da família, arbitragem e assessoria em Direito Criminal e professores que levam aos alunos da rede pública noções de direito do trabalho”, cita a coordenadora do curso de Direito.

“Nosso êxito foi resultado do trabalho conjunto entre coordenação, professores e alunos”, resume a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Amazonas, Elisângela Leitão de Oliveira, professora há 23 anos e pesquisadora da Área de Políticas Públicas.

“Nossos alunos também foram destaque também no exame do Conselho Federal de Contabilidade, realizado a cada seis meses”, orgulha-se.

Diretrizes

A aplicação das diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) no projeto pedagógico, que prevê as habilidades e competências exigidas para que o aluno se torne um bom profissional, também foi observada.

“O aluno, ao entrar no mercado de trabalho, precisa ser um bom contador e um bom líder”, afirma Elisângela.

Nesse sentido, o estudo combinado com outras disciplinas, como administração, economia e matemática visa atender à formação integral dos estudantes.

Decisões

O contador deve auxiliar a gestão na tomada de decisões, o que exige conhecimento da empresa e do negócio desenvolvido. É responsável pelo controle dos documentos e da prestação de contas, de forma a evitar problemas com a Receita Federal, por exemplo.

“O estudo não pode ser feito de forma isolada. A diversificação ajudou bastante nesse desempenho”, comentou a coordenadora.

Parâmetros

Em 2018, o Enade avaliou os 27 cursos incluindo graduações e tecnologias. As áreas dos cursos de bacharelado foram administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social – jornalismo, comunicação social - publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Foram avaliados também os cursos de tecnologia em comércio exterior, em design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pelas avaliações de cursos de graduação e institucional. Juntos formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

News d amorim 845c88c9 db97 48fa b585 f1c0cb967022
Repórter de Cidades
Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de A Crítica, já atuou em uma variedade de assessorias de imprensa e jornais, com ênfase na cobertura de Cidades e Cultura.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.