Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019
CAPACITAÇÃO

Programa abre inscrições para cursos técnicos para servidores da área da educação

São oferecidos cursos técnicos de Secretaria Escolar; Alimentação Escolar; Infraestrutura Escolar e Multimeios Didáticos por meio do programa Profuncionário. Os cursos atenderão, além da capital, outros 21 municípios



IMG_1412.JPG Foto: Divulgação
09/02/2017 às 14:40

Visando a capacitação e formação de todos os servidores, efetivos e terceirizados, da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), o Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan), por meio da Gerência de Formação, abre inscrições para os cursos técnicos de Secretaria Escolar; Alimentação Escolar; Infraestrutura Escolar e Multimeios Didáticos por meio do programa Profuncionário. Os cursos atenderão, além da capital, outros 21 municípios.

Os cursos são oferecidos na modalidade da Educação a Distância (EAD), obedecendo ao disposto no art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/1996, conforme a Lei nº 12.014/2009 e ao disposto no parágrafo único do ar. 62-A da Lei de Diretrizes e Bases, por meio do qual a profissionalização tornou-se direito de todos os funcionários da educação.



O curso Técnico em Secretaria Escolar é destinado a agentes administrativos e secretários de escola; o Técnico em Alimentação Escolar é voltado para os merendeiros; Já o Técnico em Infraestrutura é destinado a vigias e agentes de serviços gerais; enquanto que o Multimeios Didáticos são para professores e agentes de biblioteca.

A gerente de formação do Cepan, professora Adriana Moreno, ressalta que os cursos são totalmente on-line, por meio da plataforma Google, com encontros presenciais que acontecem uma vez por mês, no início de cada disciplina. Cada curso é composto de 19 disciplinas sendo três introdutórias, seis da formação pedagógica e dez da formação técnica, com duração de dois anos e carga horária de 1.500 horas.  Em alguns municípios os cursos serão ministrados por mediação tecnológica via Centro de Mídias do Estado do Amazonas (Cemeam).

“Temos que dar uma oportunidade de novos conhecimentos tecnológicos. Se existe uma plataforma e ferramentas disponíveis que são benéficas para trabalhar na escola ou secretaria, o Google dá esse suporte. A importância é dar fluidez ao trabalho pedagógico e burocrático da escola”, frisou Moreno.

A diretora do Cepan, Kátia Regina destaca que o Profuncionário é um projeto de formação proposta pelo Ministério da Educação e conta com parcerias da SEDUC, as prefeituras municipais, além do Ifam, Undime, CEE-AM e Sinteam.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de fevereiro, das 8h às 17h, nas Coordenadorias Distritais de Educação (na capital) e nas Coordenadorias Regionais (nos municípios) e também na secretaria do Cepan, localizado na avenida Waldomiro Lustoza, 250, Japiim 2, Zona Sul de Manaus.

Os documentos necessários são: declaração escolar conformando efetivo exercício da função, cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto.

Municípios atendidos:

Anamã; Autazes; Beruri; Borba; Caapiranga; Careiro; Careiro da Várzea; Coari; forte Boa; Iranduba; Ipixuna; Itacoatiara; Manacapuru; Manaquiri; Manaus; Nova Olinda do Norte; Novo Airão; Parintins; Presidente Figueiredo; Rio Preto da Eva; Tonantins e Uarini.

*Com informações da assessoria de comunicação


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.