Publicidade
Cotidiano
Notícias

Programa Amazonas Saúde Itinerante atenderá em 15 municípios, em junho

O Amazonas Saúde Itinerante já garantiu a realização, no interior do Estado, de mais de 1,6 mil cirurgias de catarata e de 620 cirurgias gerais 31/05/2013 às 21:20
Show 1
Amazonas Saúde Itinerante possui equipe multidisciplinar
acritica.com Manaus (AM)

O Governo do Estado levará as ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante a 15 municípios do interior do Estado, no mês de junho. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a programação inclui jornadas de cirurgias gerais, de cirurgias de catarata e, ainda, a oferta de consultas com especialistas. De janeiro até a terceira semana deste mês de maio, o Amazonas Saúde Itinerante já garantiu a realização, no interior do Estado, de mais de 1,6 mil cirurgias de catarata e de 620 cirurgias gerais ou ginecológicas eletivas, destacou Alecrim.

As cirurgias de catarata estão programadas, no mês de junho, para ocorrer nos municípios de Anori, Autazes, Barcelos, Careiro Castanho, Coari, Itacoatiara, Iranduba, Juruá, Manacapuru, Maraã e Santa Izabel do Rio Negro.   Estes dois últimos, assim como os municípios de Japurá e Novo Aripuanã, receberão a equipe de consulta oftalmológica, atendimento que prevê o fornecimento de óculos, para os casos prescritos pelo médico.

As cirurgias gerais e ginecológicas estão agendadas para ocorrer em Benjamin Constant, Juruá e Lábrea. Essas jornadas de procedimentos cirúrgicos também poderão incluir a oferta de consultas médicas, em especialidades a serem definidas, conforme as maiores demandas apresentadas pelos municípios.

Na quinta-feira (30), Anori e Autazes já recebem as equipes que irão cumprir uma programação de cirurgias de catarata nesses municípios. O trabalho se estenderá até o final de semana (1º e 2 de junho). Para Iranduba, de 3 a 5 de junho, o Hospital Hilda Freire também receberá uma equipe do programa para realização desse procedimento cirúrgico. Em Japurá, a programação também começa com a oferta de consultas oftalmológicas, que serão oferecidas até 5 de junho.   

Reforço

Para a realização das ações do programa Amazonas Saúde Itinerante, que são executadas em parceria com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde do interior, o Governo do Estado investe, anualmente, R$ 18,3 milhões, entre compra de medicamentos e transporte das equipes. “É uma determinação do governador Omar Aziz que estas ações se estendam por todas as regiões do Estado”, frisou o secretário Wilson Alecrim.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Susam

Publicidade
Publicidade