Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
EDUCAÇÃO

Programa Ciência na Escola recebe propostas até esta sexta-feira (8)

Propostas devem ser submetidas pelo sistema online SigFapeam. Confira edital completo:



pce_fapeam_E6A1ECE6-CEA6-4DE8-8FA3-4CFC4274703E.jpg Foto: Érico Xavier/Fapeam
07/05/2020 às 16:55

Professores da rede estadual de ensino e do município de Manaus têm até o dia 8 de maio para inscrever projeto no Programa Ciência na Escola (PCE), edital N°001/2020.

Desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o programa tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre os estudantes do ensino público, bem como contribuir para o processo de formação continuada de professores.



Clique aqui para conferir o edital completo

Pioneiro no País, o PCE estima apoiar até 600 projetos na capital e no interior do Amazonas. Cada proposta aprovada no PCE poderá ser contemplada com uma bolsa para professor (R$560), pelo período de seis meses, e três bolsas para estudantes (R$150), pelo período de cinco meses. 

Submissão de propostas

As propostas podem ser enviadas pelos professores até o dia 8 de maio e deverão ser apresentadas em Formulário on-line específico via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SIGFapeam), disponível no endereço eletrônico: http://www.fapeam.am.gov.br. Além do envio do Formulário on-line, a submissão do projeto requer a apresentação de documentação complementar, a ser anexada no sistema, como detalhado no edital.

Visão de professores

Para a professora de Língua Inglesa da Escola Municipal Professor Waldir Garcia, Luana Lima, O PCE oportuniza uma experiência única de fazer ciência e incentivar a pesquisa nas escolas.

“Como professora de Língua Inglesa, realizei uma pesquisa inovadora na área da linguagem. Juntamente, com os jovens cientistas, conseguimos desenvolver o projeto e beneficiar tanto os alunos como a comunidade escolar, pois todos estavam envolvidos”. 

Outro  projeto desenvolvido, em 2019,  foi o  intitulado “Formulação de Sorvetes Caseiros como Estratégia para o Ensino de Química”, realizado com estudantes do ensino médio da Escola Estadual Maria Madalena Santa de Lima para popularizar o ensino de Química.

“Os alunos melhoraram o rendimento escolar e aprenderam na prática conceitos e teoria da disciplina. Esse conhecimento pode até gerar renda para a família”, comenta a professora Nancy Grangeiro. 

A pedagoga e coordenadora de Tecnologias e Ciências da Escola Municipal Thomás Meirelles, Suzana Albuquerque, relata que já participou de duas edições do PCE e agora pretende participar desta edição.

“O Programa Ciência na Escola proporcionou qualificação e oportunizou experiência que agregaram valor na minha prática diária com meus alunos. O incentivo fez com que eu buscasse, no universo científico, capacitação para a melhoria da qualidade da minha prática pedagógica”, comenta.

Sobre o programa

O PCE apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª a 3ª série do ensino médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus. 

*Com informações da Assessoria de Imprensa

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.