'Seja digital' realiza mutirões para famílias de baixa renda receberem kits da TV digital
Mais de 100 mil agendamentos para recebimento do kit com antena digital, conversor e controle foram feitos em Manaus, Iranduba e Careiro da Várzea. Veja como verificar se você tem direito ao kit:
Até essa terça-feira (13), dos mais de 100 mil agendamentos, 50 mil famílias dos municípios de Manaus, Iranduba e Careiro da Várzea, haviam recebido, gratuitamente, o kit que transforma o aparelho de televisão com sinal analógico em digital. A informação é da Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil.
“Temos ainda mais de 190 mil kits para serem distribuídos e não vamos deixar ninguém para trás”, afirma Maísa Porto, gerente regional da Seja Digital. O kit conta com a antena digital, o conversor e o controle remoto.
A partir de 30 de maio, nos três municípios, quem não adequar seus aparelhos, ficará sem sinal de TV aberta em suas casas. Os demais municípios amazonenses serão atendidos até 2023.
O programa de distribuição gratuita visa beneficiar as famílias de baixa renda, desde que estejam cadastradas em algum programa social do governo federal, como por exemplo, o Bolsa Família.
Em Manaus, o mutirão móvel está sendo realizado desde as 9h dessa terça-feira, no bairro da Paz, Redenção, na Zona Centro-Oeste; Monte das Oliveiras e Novo Aleixo, na Zona Norte. Depois, chegará a outros bairros, até o dia 17 de março.
A partir do dia 26, a doméstica Jôze Mary Severo Lima, 40, moradora do bairro Redenção já vai poder assistir à sua novela favorita com mais qualidade de imagem. No último dia 3, um de seus dois filhos levou um comunicado da escola, informando que teria direito a ganhar o kit. “Fui à escola e, lá mesmo, me disseram que dia 26 vou receber o kit. Fiquei muito feliz porque minha televisão, além de ser pequena (19 polegadas) é daquelas de tubo”, revela Jôze, cujos filhos são cadastrados no Bolsa Família, programa de governo que ajuda financeiramente famílias de baixa renda.
A migração do sinal analógico para o digital representa um grande avanço tecnológico e deixa o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. “Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade, e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados”, afirma Antonio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital.
Testemunha da nova imagem
Diferente de Jôze, a doméstica Vera Lúcia Dácio Araújo, 44, tem uma TV de plasma de 40 polegadas e vai receber seu kit digital na próxima sexta-feira (16). Para a família, de seis pessoas, a felicidade em receber o presente tem uma grande justificativa.
“Como meu marido está desempregado e eu não posso trabalhar porque cuido do meu pai, doente, tivemos que nos desfazer do sinal a cabo. Com o aparelho digital a imagem vai ficar ótima”, relata Vera, que faz parte da denominação evangélica Testemunhas de Jeová e revela que só assiste aos filmes religiosos e à novela “Os Dez Mandamentos” da TV Record.
Como fazer
Para saber se tem direito ao kit digital, a população deve ligar gratuitamente para o número 147, informar o NIS (Número de Identificação Social), o que comprova o cadastro de algum programa social do Governo, ou acessar o portal Seja Digital.