Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
Notícias

Projeto Água Box desenvolvido pelo Inpa chega à África

ONG reViVA vai instalar em Moçambique dois purificadores que utiliza raios solares para transforma água poluída em potável



1.jpg Purificador de água criado pelo Inpa, o Água Box, funciona com energia solar
16/07/2015 às 11:03

Neste mês de julho, a Organização não-governamental (ONG) reVIVA instalará em Nampula,  Moçambique, vai instalar o Água Box, um purificador que transforma água poluída em potável utilizando a energia solar. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e, ainda este mês, deve ser instalado em uma aldeia Yanomami, em Santa Isabel do Rio Negro, no interior do Amazonas.

No continente africano, serão instalados dois sistemas de purificação em comunidades onde a propensão de morte por meio da ingestão de água contaminante é enorme. O Água Box, que foi desenvolvido pelo pesquisador do Inpa, Roland Vetter, utiliza raios solares para purificar a água poluída e torná-la apropriada para o consumo.



 “Este filtro tem o objetivo de melhora a qualidade de vida das populações que carecem de saneamento básico, como as áreas remotas da região amazônica”, explicou o coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Bueno, acrescentando que o filtro já foi instalado em algumas comunidades indígenas do Amazonas.

Segundo Bueno, o protótipo do Água Box pesa 13 kg já com a placa solar e com a bateria, e é capaz de purificar 400 litros por hora, ou seja, cinco mil litros de água limpa por dia para toda a comunidade. “Podemos agregar a essa tecnologia a de bombeamento de água, que pode ser solar também, levando a água do igarapé para uma caixa d’água. Além disso, a filtragem de água pode ser feita utilizando carvão”, explicou.

SPBC

O Água Box foi apresentado durante 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que teve como tema “Luz, Ciência e Ação”, uma referência ao Ano Internacional da luz, proposto pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).Um estande do Inpa foi  montado no evento.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Protótipo 

Desenvolvido pelo Inpa, com foco nas comunidades amazônicas,  o protótipo do Água Box pesa 13 kg já com a placa solar e com a bateria. O sistema de é capaz de purificar 400 litros por hora, ou seja, cinco mil litros de água limpa por dia para toda a comunidade. A previsão é que, ainda este semestre, o purificador seja instalado em uma aldeia Yanomami, em Santa Isabel do Rio Negro.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.