Projeto Amazon Vida leva atendimentos médicos e odontológicos para ribeirinhos
ONG oferece serviços de atendimento médico, odontológico e ajuda na recreação das crianças na comunidade

A Organização não governamental (ONG) Visão Mundial organiza o Projeto Amazon Vida, que leva equipe de profissionais da saúde e voluntários para a melhoria de qualidade de vida das populações vulneráveis em comunidades de difícil acesso. As próximas comunidades atendidas, são Santa Maria (com 150 famílias) e Santo Antônio, em Nhamundá.
Essas comunidades serão contempladas em uma viagem até 28 de agosto. Normalmente o barco chega na comunidade pela manhã cedo (a viagem é durante a noite). As 5h30/6h da manhã o barco está na comunidade. Oferecendo o serviços de atendimento médico, odontológico, ajuda na recreação das crianças na comunidade e ajuda no que a comunidade precisa no momento.
Segundo a ONG Visão Mundia , a meta é atender o máximo de pessoas possíveis, pois não é sempre que elas têm esse tipo de oportunidade. Então o atendimento médico e odontológico, por exemplo, começa logo cedo e termina no final da tarde somente. A meta é bater os seis mil atendimentos.
A intenção do projeto é contribuir para a transformação de uma geração de crianças e adolescentes. Além de promover oportunidades para a transformação das vidas das famílias na região amazônica com a ajuda de voluntários, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações vulneráveis que vivem em Manaus.
“Os voluntários são da igreja (a maioria) e voluntários da própria região que ajudam. Pessoas que já conhecem o trabalho da ONG, como é um trabalho de muitos anos, tem vários voluntários que estão dispostos a ajudar”, relata. Giovanna Leopoldi.
Atendimentos
Somente no primeiro semestre de 2017, mais de 1,3 mil pessoas que moram nas comunidades urbanas localizadas na periferia de Manaus e comunidades ribeirinhas, que vivem em situação de vulnerabilidade social foram atendidas pelo barco Amazon Vida. Foram aproximadamente 1,4 mil atendimentos médicos e 350 odontológicos.
Desde 2009, cerca de 6 mil pessoas por ano são atendidas em aproximadamente 80 comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas.
As ações desenvolvidas no Amazonas, em junho deste ano foi implantado pela ONG o projeto Horta Escolar na escola Municipal Ezequiel Luiz, na comunidade Bela Vista, localizada no município de Manacapuru, na margem do rio Solimões, e criaram uma horta orgânica para incentivar a alimentação saudável. A fim de que possa ser gerada uma renda para a própria manutenção da escola.
Custos são elevados
Os gastos com cada saída do barco são altos e uma viagem de cinco dias custa em média R$ 30 mil, sem contar gastos com remédios e insumos levados para a comunidade. Então, a Visão Mundial, criou um site com vídeos e informações do Amazon Vida para que as pessoas possam conhecer a ação do barco de acordo com os padrões de gestão e transparência, e se sensibilizem.