Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
Notícias

Projeto apresentado por alunos de arquitetura promete resolver caos no trânsito de Manaus

Segundo o arquiteto e coordenador do projeto, Roger Pamponet, a inspiração surgiu das palafitas construídas em períodos de cheias na cidade



1.jpg Passarela projetada por universitários aliviaria problemas urbanos mostrados por A CRÍTICA no último domingo
12/12/2012 às 07:55

Um projeto de mobilidade urbana criado por estudantes de arquitetura da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promete ser a solução para o deslocamento seguro de pedestres e ciclistas, além reduzir a desordem no trânsito de Manaus.

O projeto prevê a construção de uma passarela suspensa sobre as ruas da cidade com 18 quilômetros de extensão. Além da melhoria do trânsito, o projeto propõe uma alternativa de locomoção e contemplação das áreas verdes e igarapés interligando pontos voltados ao lazer e esporte. 



No último domingo, A CRÍTICA mostrou problemas no trânsito que o prefeito eleito, Artur Neto, precisará resolver a partir do próximo ano com alternativas como a sugerida pelos universitários. Situações que vão desde desordem, desobediência, desrespeito e infrações no trânsito cometidas em várias zonas da cidade.

A passarela com altura média de seis metros passa pelas Zonas Centro-Oeste, Centro-Sul e Leste. Ela parte da Vila Olímpica e termina na Ufam e tem em seu trajeto a avenida Djalma Batista, Parque dos Bilhares, Passeio do Mindu, avenidas Umberto Calderaro Fillho (antiga rua Paraíba) e Mário Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife), até as avenidas Cosme Ferreira e General Rodrigo Otávio. No entanto, a passarela pode ser prolongada para outras zonas.

A alternativa suspensa possui cobertura com arcos cobertos com vegetação tipo trepadeiras para reduzir o calor e garantir conforto térmico para os usuários.

Segundo o arquiteto e coordenador do projeto, Roger Pamponet, a inspiração surgiu das palafitas construídas em períodos de cheias em Manaus. Depois o grupo comprovou a viabilidade da ideia quando descobriram o exemplo prático de ciclovia suspensa feita em 1890, na Califórnia, nos Estados Unidos.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.