REDUÇÃO DE AGROTÓXICOS

Projeto Biopesticida em Ação busca reduzir uso de agrotóxicos em Manicoré

Iniciativa auxilia pequenos produtores e agricultores familiares na redução de pragas de forma sustentável

ACRÍTICA.COM
08/04/2019 às 22:16.
Atualizado em 11/03/2022 às 10:12

(Foto: Divulgação)

Alunos dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e em Gestão Comercial do Núcleo de Ensino Superior de Manicoré da Universidade do Estado do Amazonas (Nesmani/UEA) estão desenvolvendo o projeto de extensão Biopesticida em Ação, que auxilia pequenos produtores e agricultores familiares na redução de pragas de forma sustentável.

O projeto, coordenado pela professora e gestora do Nesmani, Suelda Souza, com o apoio da professora doutora Marta Regina Pereira, tem o intuito de reduzir os agrotóxicos na produção de hortaliças, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos produtores e consumidores, além de gerar emprego aos estudantes.

Com o aumento da produção e o baixo contato com produtos químicos prejudiciais à saúde e à natureza, as influências no dia a dia dos habitantes de Manicoré já são perceptíveis. “Ao proporcionar aos produtores um biopesticida que visa diminuir o uso de agrotóxicos, consequentemente estaremos levando uma merenda de melhor qualidade e diminuindo a probabilidade de doenças futuras provenientes do uso dessas substâncias. Isto irá refletir inclusive na saúde pública futuramente, pois uma alimentação saudável diminui risco de doenças”, afirmou Souza.

Como ações futuras, o projeto pretender levar o biopesticida para outras comunidades do município, pois até o momento o trabalho está focado com os pequenos produtores do entorno de Manicoré.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por