Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
Notícias

Projeto cultural 'Navegando e Lendo' disponibiliza livros para leitura em barcos no AM

O Navegando Lendo existe desde 2007, e quem viaja para municípios como Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e Tabatinga por exemplo, aprovam o pioneirismo do projeto



1.jpg O estudante Kilderi Braga, de 13 anos, que estava a bordo da embarcação “Almirante Azevedo”, um dos 10 barcos que possuem uma prateleira do projeto
19/07/2015 às 14:13

Uma concepção pioneira que está em busca de ampliar o seu alcance. Assim, o projeto cultural “Navegando e Lendo”, que disponibiliza livros de literatura em barcos regionais que fazem viagens pelo interior do Amazonas, busca apoio para criar uma biblioteca pública na comunidade Santa Cruz, no bairro de Flores, na Zona Centro-Sul.

O primeiro passo já foi dado. Mais de 7 mil livros de gêneros diversos estão guardados em um sala da Igreja Católica Bom Pastor, que funciona no bairro. No entanto, o espaço pequeno e a falta de um local adequado para guardar cada unidade está deixando o criador do projeto, Jorge Klein, preocupado.



“Eu queria deixar esses livros em um local mais acessível para que crianças e adolescentes pudessem ler, mas aqui não temos condições. Estamos em buscar de um contêiner para viabilizar a biblioteca pública”, afirma o mentor do projeto. Klein conta que a ideia iniciou por ser um apaixonado pela leitura e por acreditar que os livros podem proporcionar mudanças na vida de uma pessoa.

O Navegando Lendo existe desde 2007, e quem viaja para municípios como Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e Tabatinga por exemplo, aprovam o pioneirismo do projeto.

“Eu moro em Barcelos e sempre viajo com a minha mãe. Como são viagens longas, eu sempre pego um livro pra ler porque eles nos ensinam a nós expressar melhor com o público”, explicou o estudante Kilderi Braga, 13 anos, que estava a bordo da embarcação “Almirante Azevedo”, um dos 10 barcos que possuem uma prateleira do projeto. Jorge Klein afirma que a ideia tem começado a render bons frutos. Prova disso são as doações que chegam ao projeto.

“Todos esses livros foram doados. Temos literaturas para todas as idades”, afirma. Até hoje, segundo o site do projeto, mas de 90 pessoas já fizeram doações ao projeto durante oito anos.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.