Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
INOVAÇÃO NO ENSINO

Projeto 'Escola Ativa' tem início em 27 escolas da rede estadual de ensino

Governo do AM lançou hoje (9) o novo programa que busca inovar em conteúdo, metodologia e gestão. Objetivo é estimular nos alunos habilidades que os apoiarão na tomada de decisões em vários aspectos da vida



eduardo_E7653259-FE34-4ED9-B47A-7A9E7F1D9717.JPG Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc
09/03/2020 às 12:47

Vinte e sete escolas de tempo integral da rede estadual de ensino passarão, a partir de hoje, a fazer parte do programa Escola Ativa, o qual tem por objetivo levar aos alunos inovação em conteúdo, metodologia e gestão, a fim de estimular neles habilidades que os apoiarão na tomada de decisões em diversos aspectos da vida.

O Programa ‘Escola Ativa’ faz parte do projeto Escola da Escolha e é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e o Instituto Corresponsabilidade pela Educação (ICE), com apoio dos institutos Natura, Sonho Grande.



A solenidade de lançamento do programa e a assinatura do termo de cooperação técnica que formalizou a parceria ocorreu na manhã desta segunda-feira (9), no Centro de Convenções Canaã, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

“Com o Escola Ativa, o que a gente espera é que tenhamos alunos cada vez mais responsáveis, cidadãos que sejam capazes de tomar decisões baseadas no mundo em que eles vivem, mas de uma maneira consciente, e naturalmente nossa expectativa é um aumento na produtividade do aluno, na concentração deles e que haja esse índice de aprovações em vestibulares”, comentou o governador do Amazonas, Wilson Lima. 

Ao todo, 950 professores da rede estadual serão atendidos e projeto que visa estimular o desenvolvimento dos alunos para além das salas de aula, contemplará mais de 11,3 mil estudantes do Ensino Médio. “É uma política que tem o jovem como centro e tem essa integração: professor, a comunidade e os alunos de maneira muito forte e esse é o segredo do sucesso do programa”, destacou a gerente de Ensino Médio do Instituto Natura, Carolina Ilidia, a respeito dos resultados da iniciativa que acontece em 18 estados brasileiros.

Formações de professores

Até 2021, o ICE realizará formações presenciais junto às equipes escolares das unidades de ensino de tempo integral selecionadas. Serão, ao todo, cerca de 300 horas de formação. Entre os principais temas estão: Formação para Equipe de Implantação, Formação Inicial para Equipes Escolares, Aprofundamento em Projeto de Vida, Rotinas do Diretor e do Coordenador Pedagógico, Medição da Maturidade dos Procedimentos, Aprofundamento em Indicadores, Workshops de Estudos para as Regionais, Acolhimento e Semana de Protagonismo.

Escolas selecionadas

Em Manaus, as unidades da rede estadual de ensino contempladas são: Escola Estadual (EE) Professora Jacimar da Silva Gama; EE Senador Petrônio Portella; EE Maria Rodrigues Tapajós; EE Governador Melo Póvoas; EE Maria Madalena Santana de Lima; EE Maria do Céu Vaz D’Oliveira; EE Cid Cabral da Silva; EETI Professora Lecita Fonseca Ramos; Centro Educacional Arthur Virgílio Filho; e EE Marcantônio Vilaça.

No interior do Amazonas, o programa Escola Ativa alcançará: EE Presidente Costa e Silva (Anori), EE Professora Maria Belém (Barreirinha), EE Euclides Corrêa Vieira (Beruri), EETI José Holanda Cavalcante (Borba), Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professor Manuel Vicente Ferreira Lima (Coari), Ceti Tarcila Prado de Negreiros Mendes (Humaitá), Ceti Dom Jorge Edward Marskell (Itacoatiara), EETI Historiador Arindal Vinícius da Fonseca Reis (Manicoré), EE Prefeito Donga Michiles (Maués), EE Professora Enery Barbosa dos Santos (Nhamundá), EE Danilo de Mattos Areosa (Novo Airão), EE Brandão de Amorim (Parintins) e EETI Maria Eva dos Santos (Presidente Figueiredo), Ceti Prof.ª Rosária Marinho Paes (Nova Olinda do Norte), Ceti Pedro Falabella (Urucará), Ceti Prof. Aristélio Sabino de Oliveira (Benjamin Constant) e Ceti Agostinho Ernesto de Almeida (Lábrea).

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.