Sábado, 31 de Julho de 2021
Projeto de Lei

Projeto sugere que presos paguem custos do uso de tornozeleira eletrônica

Se aprovado o projeto, presos que possuem condições econômicas elevadas arcarão com os custos de tornozeleiras, braceletes ou chips subcutâneos



tornozeleiras_ED356673-7937-4341-968D-02282C6B37FF.jpg Foto: Reprodução/Internet
01/06/2021 às 18:06

De autoria do presidente da Assembleia Legislativa  do Amazonas (ALE-AM), deputado Roberto Cidade (PV), o Projeto de Lei, no qual propõe que apenados arquem com os custos do equipamento de monitoramento eletrônico segue para votação, após cumprir nesta segunda-feira (01/06), os três dias de tramitação na Casa.

O projeto de Lei tem o objetivo reduzir os custos do Poder Público com apenados que dispõem de condições financeiras para arcar com a aquisição, instalação, manutenção e monitoramento do equipamento. De acordo com o documento, a medida poderá desafogar o sistema prisional. 



Caso o Projeto de Lei seja aprovado, somente presos que possuem condições econômicas elevadas arcarão com os custos de tornozeleiras, braceletes ou chips subcutâneos, aos demais, o Governo do Estado deverá responsabilizar-se perante os gastos. 

Como funcionará

A decisão de que o preso deverá arcar com custos, será embasada no artigo 98, cujo garante a gratuidade da justiça, após a audiência de custódia, pedido de liberdade provisória formulada durante a instrução do processo, liberdade concedida por ocasião da prolação de sentença condenatória, progressão ou inserção em regime menos gravoso que o fechado. 

Para melhor compreensão do apenado, o Poder Executivo deverá elaborar e disponibilizar cartilhas orientativas de emissão e pagamento. Além disso, poderá determinar que o pagamento seja realizado após a colocação do equipamento, em prazo máximo de dez dias. Nos outros meses, o pagamento será realizado mensalmente, até o último dia do mês corrente. 

O valor será definido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), levando em consideração o custo com a atividade de monitoramento eletrônico, no qual será recolhido e destinado ao Fundo Penitenciário do Estado do Amazonas (Fupeam).

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.