Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Notícias

Pronto Socorro Platão Araújo faz a primeira captação de córneas, para a Central de Transplantes

O Amazonas fechou o ano de 2012 se destacando no ranking do Ministério da Saúde, com um aumento de 35% no número de transplantes em relação ao ano de 2011


26/04/2013 às 17:20

O Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra Araújo, do Governo do Estado, realizou nesta semana a sua primeira captação de órgão para a Central de Transplantes do Amazonas. O procedimento envolveu a captação de córneas, doadas pela família de uma paciente de 34 anos, internada na unidade de saúde.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, no final do ano passado, o Platão Araújo instalou uma Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) para fortalecer a cooperação com a Central de Transplantes do Estado. A CIHDOTT é formada por equipe multiprofissional e tem a finalidade de organizar, no âmbito das unidades de saúde, rotinas e protocolos que possibilitam o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. “A captação ocorrida na esta semana na unidade é o primeiro resultado do trabalho desta comissão”, disse Alecrim.

O diretor do Pronto Socorro Platão Araújo, Alexandre Bichara, explica que procedimento cirúrgico para retirada das córneas doadas pela família da paciente internada na unidade, foi realizado por uma equipe do Banco de Olhos do Estado. “Após o procedimento, os tecidos foram encaminhadas para o devido processamento, que precede a colocação das córneas à disposição das clínicas transplantadoras”, explicou Alexandre.

Ampliação

De janeiro a março deste ano, a Central de Transplantes do Amazonas já realizou 61 procedimentos, incluindo 45 transplantes de córnea, 10 de rins a partir de doador falecido e 6 de rins entre pacientes vivos.

No ano passado, no primeiro trimestre do ano, este número foi de 46 transplantes, sendo 34 de córnea, 6 de rins a partir de doador falecido e outros 6 de rins entre vivos.

“A determinação do governador é continuar ampliando a oferta desse serviço de alta complexidade e o próximo passo é iniciar os transplantes de fígado, o que deve ocorrer ainda neste ano”, destacou Wilson Alecrim.

*Com informações da assessoria de imprensa da Susam

publicidade
publicidade
Motoristas do Amazonas vão poder parcelar IPVA atrasado em até 12 vezes
Greve dos professores: vice-governador fará reunião com sindicatos nesta terça (23)
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.