Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020
EDUCAÇÃO

Protocolo de retorno às aulas em escolas de Manaus é referência para outros estados

Sindicato das escolas privadas (Sinepe-AM) participa, nesta quinta-feira (23), de fórum nacional que discute retomada das aulas presenciais



read-5201293_1920_015FC3E8-C771-4690-B8A5-AF4CFDF8DC98.jpg Foto: Divulgação
21/07/2020 às 15:38

Com o objetivo de ajudar instituições de ensino privado de todo do Brasil a se prepararem para o retorno às aulas, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) participará do Fórum Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep). A entidade se tornou referência nacional, ao ponto de ser consultado por entidades de outros estados que se preparam para o retorno presencial.

O encontro online é gratuito e acontecerá nesta quinta-feira (23), a partir das 14h, no canal do YouTube da Fenep.



O presidente da Fenep, Ademar Batista Pereira, explica que o Fórum quer, com a iniciativa, promover uma troca de experiências.

“A idéia é que o Sinepe apresente na prática como foi a volta às aulas no Amazonas, desde o protocolo adotado, as parcerias realizadas, a relação com a sociedade, os investimentos realizados, os cuidados adotados e as dificuldades que as instituições tiveram”, informa.

Pereira explica que a intenção é que o modelo adotado no Amazonas seja replicado para o país inteiro.

“Sabemos que não será um processo fácil, cada Estado tem suas particularidades, mas a ideia é depois partirmos para eventos regionais para que a volta às aulas aconteça de forma segura em todo o Brasil”, destaca o presidente da Fenep.

Adesão de protocolos de higienização, instalação da Ouvidoria da Educação Particular, sistema de rodízio e ensino híbrido, criação de cartilha após alinhamento com os órgãos governamentais e seguindo o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram algumas das medidas adotadas pelas escolas particulares do Amazonas.

“Temos acompanhado tudo o que tem saído sobre a pandemia e participado de várias reuniões e eventos nacionais. Tudo isso nos muniu de informações necessárias para que estivéssemos prontos para a reabertura. Ficamos bastante felizes em ser exemplo para o resto do país, isso mostra que realizamos um bom trabalho de suporte às instituições de ensino”, declara a presidente do Sinepe, Elaine Saldanha.

Programação

A programação do Fórum inicia às 14h com a presidente do Sinepe-AM e presidente do Grupo Literatus Educacional, Elaine Saldanha, falando sobre “Os Desafios Durante a Pandemia”.

Em seguida, às 14h30, a vice-presidente do sindicato e diretora da Escola Meu Caminho, Laura Cristina Vital, apresenta sobre “Experiências do Retorno Educação Infantil e Fundamental I”. 

Às 15h, é a vez do diretor de Legislação e Normas do Sinepe-AM e do Colégio Palas Atena, Paulo Sérgio, contar as “Experiências do Retorno Ensino Fundamental II e Ensino Médio”.

E, às 15h30, o diretor geral da Faculdade La Salle, Francisco Bezerra, pontua as “Experiências do Retorno nas Aulas Práticas”. Às 16h, os participantes do Fórum irão assistir depoimentos de pais e alunos. E, em seguida, haverá um espaço para perguntas.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.