Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
EJA

Provas de supletivo garantem certificados e retomada dos estudos no AM

Provão Eletrônico da Seduc é a oportunidade para 260 candidatos conseguirem os títulos dos ensinos Findamental e Médio, além da possibilidade de realizar o sonho do ingresso na faculdade



ELA_1_20ED19C2-28F7-4891-8296-A7506C2FF3B5.JPG Foto: Eraldo Lopes/Freelancer
17/02/2020 às 21:23

O trabalho sempre foi uma prioridade na vida do lanterneiro Carlos Alberto Castro, 48, que sonha em recuperar o tempo de estudos perdido. Ele deixou a sala de aula muito jovem e, este ano, pretende concluir o Ensino Fundamental e Médio para, assim, ingressar na faculdade de Engenharia ou Arquitetura.

“Eu nunca tive pai para cuidar de mim, então tive que começar a trabalhar muito cedo. Depois que saí do quartel, me casei, dei preferência para os meus filhos e esposa, e fiquei para trás. É um sonho terminar essa etapa e eu estou lutando para isso. Sempre gostei da área de construção, e quero me dedicar a isso”.



Ele é um dos 260 candidatos inscritos no Provão Eletrônico da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) que acontece até esta sexta-feira (21), na Escola Estadual Vasco Vasques, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. A edição, para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), faz parte da programação do Programa “Muda Manaus”, do Governo do Amazonas, o qual disponibiliza vários serviços para o bairro entre eles: infraestrutura, cidadania, educação, dentre outros.


O lanterneiro Carlos Alberto busca o sonho do certificado. Foto: Eraldo Lopes

Ontem, Carlos Alberto realizou quatro provas: matemática, geografia, língua portuguesa e ciências da natureza, porém foi aprovado em apenas duas disciplinas. Ele conta que remarcará sua prova e fará de tudo para concluir os procedimentos que garante o tão sonhado diploma.

“Se o homem não sonhar, ele está morto. Não importa se tem 70 anos, a pessoa tem que ir atrás do melhor e o conhecimento está aonde? Dentro das escolas e faculdades”, destacou ainda.

Para Provão Eletrônico, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), qualquer pessoa que não tenha concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio pode fazer a prova e receber o certificado. Vale ressaltar, que nesta modalidade, os inscritos podem fazer até quatro matérias em cada provão. Para o Ensino Fundamental, são oito componentes curriculares e, para o Ensino Médio, doze.

Ao fim da prova, o aluno já tem ideia se foi aprovado. Quem quitar as pendências de matérias deve solicitar o certificado na Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), na sede da Seduc localizado na Rua Waldemiro Lustoza, 250, bairro Japiim, zona Centro-Sul, munido do RG, CPF e comprovante de residência para solicitar a expedição da certificação.

“O provão é sistema aberto. E nós não preparamos o aluno em nível de docência, mas nós ofertamos para todos os conteúdos, os oito componentes para o Ensino Fundamental e os doze, para o Ensino Médio”, reforçou a assessora pedagógica do Provão Eletrônico, Rossicleide Queiroz.

As inscrições para o exame foram fechadas na última sexta-feira para a edição especial ocorrida dentro da iniciativa “Muda Manaus”. As provas acontecerão das 8h ao meio-dia e das 14h às 17h, de 17 a 21 de fevereiro. O candidato tem de 50 a 60 minutos para responder a 20 questões de cada componente curricular, e precisa acertar pelo menos 12 para ser aprovado.

Demanda no interior

A demanda de candidatos e a solicitação serão realizadas pela Coordenadoria Regional e repassada a GAEED. Nos municípios integrantes da área metropolitana de Manaus e onde há internet as provas ocorrem de forma on-line, dependendo da velocidade da internet. Nos municípios onde há dificuldade de internet ou por solicitação da Coordenadoria Regional, as provas ocorrem offline, dependendo da estrutura dos Laboratórios de Informática.

Desde 2015, o Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA) da Seduc acontece no Amazonas. Neste período, 284.665 candidatos já se cadastraram para realizar a prova; destes, 169.228 candidatos fizeram as provas.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.