Publicidade
Cotidiano
Notícias

Próximos dias serão nublados e com chuvas isoladas, em Manaus

Essa é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); ontem (11), foram registradas ocorrências de alagamento e destelhamento de casas 11/11/2015 às 23:28
Show 1
Chuvas isoladas podem atingir áreas da capital
Kelly Melo Manaus (AM)

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) informou que o tempo  vai ficar  instável nos próximos dias com variações  de períodos nublados com possibilidades de  chuvas em áreas  isoladas de Manaus. Ontem (11), no intervalo de uma hora, a chuva que atingiu a capital causou estragos em vários lugares,  principalmente na Zona Oeste.

A previsão para os próximos dias (sexta e sábado) é de tempo instável de céu parcialmente nublado, com períodos de nublado com possibilidade de chuvas em áreas isoladas. 

Ocorrências

Três ocorrências  de alagamento e destelhamento de casas foram registradas  pela Defesa Civil do município. De acordo com órgão, no Santo Agostinho, oito casas ficaram alagadas devido ao entupimento de bueiros. No Dom Pedro também houve registro de alagamentos e na Compensa, uma casa ficou com o telhado comprometido por causa dos ventos, no entanto, em nenhum dos casos houve a necessidade de remoção das famílias. Ainda conforme a Defesa Civil, só na Zona Oeste, o pluviômetro do órgão registrou 27,8 milímetros de  chuva.

O meteorologista do Inmet Gustavo Ribeiro informou que na estação do órgão, no Adrianópolis,  Zona Centro-Sul, choveu apenas 5,4 milímetros no período entre 12h e 13h de ontem (11), e que as rajadas de ventos chegaram a máxima de 25,6 km/h. 

Eles explicou que, neste período, a oscilação entre dias quentes e secos e dias chuvosos também são comuns, pois os meses de outubro e novembro são de transição entre o período seco e o chuvoso. “Porém, este ano, dias chuvosos na estação de transição serão mais escassos, já que a previsão climática indica chuvas abaixo da média  até janeiro do ano que vem devido a atuação do fenômeno  El Niño, que diminui as chuvas na região”, afirmou ele.

Limpeza

Segundo a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp)  foi acionada para realizar a limpeza dos bueiros entupidos por lixo na rua Projetada, no Santo Agostinho, e na rua Trancredo Neves, no Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste. 

Em números: 27,8mm de chuva

É o valor que foi registrado apenas na Zona Oeste, na tarde de ontem, pela Defesa Civil do município. No Inmet,  no Adrianópolis, na Zona Centro-Sul, o órgão registrou 5,4 milímetros de chuva  com máxima de ventos de 25,6 km/h. O mês novembro é o período de transição do verão amazônico  para o período chuvoso.

Publicidade
Publicidade