Publicidade
Cotidiano
Ingresso nas universidades

PSC da Ufam encerra inscrições no próximo domingo(08)

Principal processo seletivo da Universidade Federal do Amazonas fecha o período de inscriões no próximo domingo, dia 8 de setembro 06/09/2013 às 08:48
Show 1
Os candidatos às vagas em um dos cursos de graduação da Ufam estão intensificando a preparação com aulas extras nos cursos preparatórios de Manaus
Ana Celia Ossame Manaus

As inscrições para o Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas encerram domingo(08). As provas do PSC serão realizadas no dia 1º de dezembro deste ano, no horário das 8h às 12h (Manaus) para as 1ª e 2ª etapas e de 8h às 13 para a 3ª  etapa, que é feita pelos alunos finalistas do ensino médio.

No total, são oferecidas 2.718vagas em 114 cursos de graduação para os alunos finalistas do ensino médio na capital einterior do Estado, informa a Comissão de Permanente de Concurso (Comvest). Conforme o previsto na Lei nº 12.711,também chamada Lei de Cotas, nesta edição do processo seletivo, 25% das vagas do PSC são destinadas aos estudantes oriundos de escolas públicas.

Como as inscrições só são admitidas via Internet, no endereço eletrônico  www.comvest.ufam.edu.br,não há como ter ainda um balanço do número de estudantes inscritos. Mas este número deve ser grande principalmente entre os estudantes da rede pública de ensino dos municípios do interior. Eles são isentos de pagar a taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 35 para os demais alunos.

Cursos

Estão sendo oferecidas 1.893 vagas para os cursos ministrados na cidade de Manaus e 825 vagas para os cursos nas unidades acadêmicas situadas nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

No PSC, há duas formas de concorrência. A ampla e aquela destinada a alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, que se autodeclarar preto,pardo ou indígena e os que independente de renda se autodeclarem preto, pardo ou indígena.

UEA

Outra instituição de ensino superior que está com inscrições abertas para dois processos seletivos é a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As inscrições para o Concurso Vestibular e para o Sistema de Ingresso Seriado (SIS) estão sendo realizadas, exclusivamente, no Portal da UEA, www.uea.edu.br, até odia 30 de setembro.

Na última segunda-feira, a instituição divulgou a lista de candidatos isentos do pagamento das taxas de inscrição do Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS).De acordo com a  instituição, mais de cinco mil candidatos tiveram o pedido de isenção deferido e todos os isentos estão automaticamente inscritos no certame pretendido. As listas de candidatos estão disponíveis no portal da instituição.

O candidato preenchea ficha de inscrição, imprime a guia de recolhimento (boleto bancário) e faz o pagamento da taxa. Além de selecionar o grupo, o candidato tem que indicar a opção para um curso,no caso de cursos de música, dança e teatro, devem selecionar uma segunda opção de curso, além da língua estrangeira de sua preferência (Inglês ou Espanhol).Caso não haja indicação, será considerada como opção a língua inglesa.

Publicidade
Publicidade