Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Notícias

(PUBLICAR DIA 13.03) 'De olho' no futuro: a 'Casa do Rio Tupana' promove projetos de empreendedorismo social e educação para rinbeirinhos no AM

A ‘Casa do Rio Tupana’ , localizada no municípío de Careiro Castanho, a 100 km  de Manaus,  dá vida à produtos e projetos de educação empreendedora, na comunidade Santa Izabel. Na casa sustentável existem projetos de educação para jovens e de gereção de renda para mulheres. Entre eles esta criação da marca de desing sustentável Teçume. O primeiro produto das artesãs , a bolsa Paricá, já faz sucesso nas redes sociais.



1.jpg A Casa do Rio Tupana oferece projetos sociais com foco empreendedor para jovens e mulheres da comunidade Santa Izabel
04/03/2016 às 16:44

Tudo começou com férias despretensiosas na Amazônia  e virou um projeto guarda-chuva que engloba empreendedorismo social, educação de jovens e adultos e promessa de empoderamento comunitário. Adicione a tudo isso boas pitadas de admiração pela Amazônia, e temos como resultado a ‘Casa do Rio Tupana’, localizada no município de Careiro Castanho, na comunidade de  Santa Izabel, a 102 quilômetros de Manaus.

Em julho de 2009, o paulista Thiago Cavalli Azambuja, formado em artes,  veio para Manaus de férias e se hospedou  em um hotel de selva às margens do rio Tupana, com o objetivo de experimentar a região e suas belezas naturais.

O impacto foi tão forte, que ele resolveu procurar uma casa que pudesse ser comprada ou reformada. “Comecei a pensar: se você encontra um lugar que se sente tão bem assim, porque não viver nesse lugar? Então, encontrei  uma casinha abandonada e em novembro do mesmo ano, já estava, junto com mais um amigo,  morando na comunidade. A residência, batizada de ‘Casa do Rio’,  a princípio serviria de moradia para artistas do mundo inteiro que quisessem, assim como eu, experimentar a Amazônia”, relembra.

Bolsas exclusivas

Mas simplesmente viver na região não foi o suficiente. Aos poucos, Thiago e outros artistas que viviam na casa sentiram a necessidade de desenvolver projetos com as pessoas da comunidade.  Dessa vontade nasceram diversas iniciativas. Entre elas, o projeto Teçume. Hoje,  sete artesãs da comunidade  produzem itens exclusivos como a  bolsa do modelo Paricá  à  base de cipó ambé.



A matéria-prima é retirada da floresta (de forma controlada) e tratada por elas  mesmas. Com franjas e trançados -  aprendidos com a designer Luly Vianna, dona da marca de design sustentável Saissu -, as bolsas começam a fazer sucesso em todo o País.

        
O trabalho de comunicação feito pela Casa do Rio Tupana - agora institucionalizada - que trabalha com parcerias diversas, como a da Brazil Foundation, possibilitou uma campanha de divulgação bem sucedida que conta com apoiadoras como a  atriz Mariana Ximenes, a diretora de estilo da revista Vogue, Donata Meirelles  e as assessoras de imprensa de moda Tania Otranto e Letícia Veloso.

  Até o momento 24 bolsas foram adquiridas por R$ 500, cada. O valor é inicial  e serve de base para o processo de alfabetização das próprias artesãs e para o pagamento da mão de obra delas. “Essas primeiras vendas fazem parte da campanha de marketing e que servirá para que possamos alfabetizá-las e pagá-las. Assim que as vendas oficiais iniciarem, o valor deve diminuir, mas ainda custeará  o trabalho artesanal”, conta ele.

Novos empreendedores

Segundo Thiago, esse é apenas um dos projetos. Ainda há outros como o ‘Tupigá’, que alfabetizou em torno de 30 jovens comunitários e pretende acompanhar a educação deles até a universidade.  “Damos aulas de ‘tudo’. Trazemos pessoas de fora, fazemos oficinas. O que queremos, é que tanto os jovens quanto as mulheres tenham, no futuro, autonomia para tocar os próprios negócios e vidas. Não queremos fazer projetos sociais e torná-los dependentes. Posso dizer que o que estamos tentando fazer é formar um centro de saberes no meio da floresta que crie valores empreendedores nessas pessoas. Que elas possam valorizar o que é local e tenham as ferramentas necessárias para gerar renda para si. É um caminho longo”, avalia.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.