Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2021
Crise energética

'Qual o problema de a energia ficar mais cara?', diz Paulo Guedes a empresários

Paulo Guedes demonstrou otimismo nos rumos que a economia brasileira tem tomado e minimizou os possíveis efeitos da crise energética



paulo-guedes-mcamgo-abr-220720211818-5_C14143AE-BC5F-470A-B3B3-5EB6E68BC14D.jpg Foto: Reprodução/Internet
27/08/2021 às 19:15

O ministro da Economia, Paulo Guedes, demonstrou otimismo nos rumos que a economia brasileira tem tomado, mesmo com alta nos preços de produtos e serviços. Em evento na última quarta-feira (25), ele questionou “qual o problema de a energia ficar um pouco mais cara” no país. A fala aconteceu durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). 

Para Guedes, não há motivo para medo quanto aos possíveis efeitos da crise energética no país, e o quanto isso pode afetar no bolso do brasileiro. De encontro à declaração do ministro, nesta quinta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro fez um apelo à população para que economizasse energia tendo em vista a crise hídrica que o país vem enfrentando devido à seca dos rios. 



"Se no ano passado, que era o caos, nós nos organizamos e atravessamos, por que vamos ter medo agora? Qual é o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos? O problema agora que está tendo uma exacerbação porque anteciparam as eleições? Tudo bem. Vamos tampar o ouvido, vamos atravessar, vai ser uma gritaria danada, mas vamos chegar lá", disse Guedes.

Especialistas, no entanto, afirmam que a crise energética tem efeito cascata nos preços da economia, podendo pressionar a inflação como um todo com o aumento dos custos nas indústrias e comércio. O próprio presidente Bolsonaro classificou a crise energética como “um problema sério”, quando pediu que os brasileiros economizassem energia.

Mas, para Guedes, a economia brasileira ganha força, o Brasil está avançando, o Produto Interno Bruto (PIB) está crescendo e as reformas estão encaminhadas. Ele também criticou a mídia pelas informações contrárias classificadas por ele como “negacionistas”.

“A economia está bombando e continua a narrativa de que o governo não está fazendo nada. Os senhores empresários sabem o que está acontecendo enquanto há narrativas negacionistas, que negam a força da economia brasileira", afirmou.

"Nunca os fundamentos fiscais estiveram tão tranquilos. E todo dia você olha para o jornal e diz que vai pegar fogo o Brasil, que vai explodir tudo, que ano que vem não passa", acrescentou. 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.