Sábado, 24 de Agosto de 2019
Notícias

Quatro pré-candidatos disputam a vaga de presidente da CMM

Uma das pautas na Câmara Municipal de Manaus após as eleições é eleger a nova presidência da Casa, em dezembro



1.gif Disputa na CMM
08/10/2014 às 12:14

Dos 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), quatro deles já figuram como pré-candidatos a presidente da Casa Legislativa, com a migração do atual presidente, vereador Bosco Saraiva (PSDB) para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM). Até aqui, figuram na lista de sucessores do tucano os vereadores Ednailson Rozenha (PSDB), Mário Frota (PSDB), Sildomar Abtibol (Pros) e Wilker Barreto (PHS).

O novo presidente irá administrar um orçamento de R$ 126 milhões em 2015. E de acordo com Bosco Saraiva, a eleição deve ocorrer no início de dezembro. “Tenho certeza absoluta que será uma transição tranquila e na paz. Nós pretendemos realizar esta eleição já no início de dezembro de forma que durante o mês de dezembro já seja o mês de transição, sobretudo das questões administrativas para o próximo presidente”, disse Bosco ontem.

O vereador de primeiro mandato e vice-líder do prefeito na CMM, Ednailson Rozenha, almeja conquistar a presidência da Casa e, diferente dos outros três pré-candidatos ao posto, já iniciou a busca pelo apoio dos parlamentares da base.

“Sou do partido do prefeito Artur Neto, sou da base do prefeito e tenho a simpatia do plenário e da base aliada, e não vejo por que não colocar meu nome à disposição. E quem decide são os vereadores, então, eu acho que tenho condição, sim, de colocar meu nome à disposição”, disse Rozenha.

O atual vice-presidente da CMM, que também aparece como um dos parlamentares na fila para substituir Bosco declarou, ontem, que só irá pensar na disputa após o término do 2° turno das eleições.

“Só vou conversar com o prefeito e com os meus parceiros sobre essa situação após o término do 2° turno. A eleição aqui na Câmara não é do candidato, ela tem que nascer de dentro do conjunto dos vereadores. Claro que pela experiência que tenho, pelos mandatos adquiridos, é natural que seja postulado o meu nome”, falou Sildomar.

Depois da eleição de domingo, 5, os vereadores Dr. Gomes (PSD), Carlos Alberto (PRB) e Bosco Saraiva (PSDB), eleitos para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), serão substituídos por seus suplentes, respectivamente: Pastora Luciana (PP), Antônio Carmo de Lima (DEM) e Dr. Ewerton Wanderley (PSDB).

Frota e Wilker buscam apoio de Artur

Os outros dois candidatos ao posto de presidente da Câmara Municipal, Mário Frota, líder do PSDB, e o líder do prefeito, Wilker Barreto, faltaram à sessão plenária de ontem.

Por telefone, o vereador Mário Frota admitiu que pretende buscar o apoio de Artur Neto para chegar à presidência. “Vou conversar com os companheiros de plenário, com o prefeito Artur, e assim tentarmos uma negociação política”, adiantou.

Já Wilker Barreto, também por telefone, disse que irá colocar seu nome à disposição do prefeito. “Ser presidente da Câmara está diretamente ligado ao poder de gestão, de cuidar do funcionamento da Casa, e a minha grade curricular me credencia para esse posto”, resumiu.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.