Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
Notícias

Reajuste dos professores causará impacto de R$ 30 milhões ao município

A afirmação é da presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Therezinha Ruiz



1.jpg Vereadora Therezinha Ruiz é presidente da Comissão de Educação da CMM
03/06/2013 às 22:05

O reajuste de 10% concedido pelo prefeito Arthur Neto aos mais de 12 mil profissionais da Educação do município causará um impacto financeiro de R$ 30 milhões ao orçamento da Prefeitura de Manaus, segundo informou nesta segunda-feira (3), a presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Therezinha Ruiz (DEM).

Ela ressalta que, apesar do reajuste não ter agradado 100% toda a categoria, segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), é o maior percentual concedido à categoria, no âmbito municipal, nos últimos quatro anos.



Em 2009, o reajuste foi de 5,31%, em 2010-5,5%, 2011- 8%, e 2012 também 8%. “Sabemos que ainda falta muito para que os professores alcancem a valorização salarial merecida, mas já é um grande avanço. Este foi o maior aumento que a categoria recebeu nos últimos quatro anos”, disse a parlamentar.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o reajuste será concedido em 6,59% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), retroativo a maio, com pagamento na folha de junho. Os outros 3,41% serão concedidos de forma escalonada até o final do ano, segundo acordo da categoria feito com a pasta.

Therezinha destacou a valorização da categoria dos professores é uma luta nacional. “Vimos que neste ano, praticamente todas as capitais dos estados da Região Norte foram realizados protestos de professores por conta das reivindicações salariais. Em São Paulo, a categoria conseguiu 8% de correção”, disse. 

Para a Therezinha Ruiz, que milita há mais de 40 anos na área da Educação, o próximo desafio da categoria é conseguir um Plano de Cargos Carreiras e Salário unificado. “Hoje, o setor administrativo não está incluindo e, em um momento como este, de luta por melhorias, é importante que todos estejamos unidos, lutando por uma única bandeira, que é a melhoria da qualidade da Educação”, disse.

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.