Publicidade
Cotidiano
Notícias

Reajuste nas tarifas do ônibus interestadual é adiado no AM

Devido às vendas fracas, empresas que fazem a rota Manaus-Boa Vista preferem aplicar o reajuste de 7% só em agosto 30/06/2015 às 10:01
Show 1
Empresas de transporte terrestre pretendem se recuperar em julho do fraco desempenho dos meses anteriores
saadya jezine ---

Segundo publicação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as tarifas de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros serão reajustadas a partir do dia 1º de julho de 2015. No entanto, as empresas que operam a única rota desse tipo no Amazonas - o trecho Manaus-Boa Vista- afirmam que o valor da passagem deverá permanecer sem reajuste até o final do mês de julho.

A nova tarifa que os empresários deverão adotar ainda não foi calculada. Representantes das quatro empresas que fazem o trecho, afirmam que passageiros já deverão encontrar os novos preços a partir do dia 1º de agosto.

“Na verdade, fazemos essa rota Manaus-Boa Vista com valor normal de R$ 133,70, mas desde outubro do ano passado, estamos com uma tarifa promocional de R$ 70, e é esse valor que pretendemos trabalhar até dia 31 de julho”, explica Eloíza Gama dos Santos, atendente da Rival Tur. “No entanto, a partir disso, a tarifa será reajustada, mas os valores não foram repassados para a gente”, complementa a colaboradora.

Férias

Esse mês é considerado de alta temporada devido às férias do meio do ano e é essa movimentação que as empresas de transporte terrestre esperam para recuperar o mau desempenho de meses anteriores, quando as vendas apresentaram queda. “Vieram os meses de junho e julho para quebrar a queda nas vendas de passagens. E só depois que passar esse período é que teremos um panorama real da situação”, explica Tirza Miranda, atendente da Asatur.

“No mês passado, chegamos a embarcar nove passageiros em algumas viagens em um ônibus que tem capacidade para 45 passageiros”, afirma Eloíza Gama, da Rival Tur. Isso significa que o veículo viajou com apenas 20% de sua capacidade total.

Apesar da nova tarifa a partir de agosto contribuir para possível continuação da queda nas vendas de passagens, os vendedores acreditam que a procura deverá continuar devido à importância do destino.

“A cidade de Boa Vista é um dos destinos mais procurados na nossa empresa, e entendemos que o reajuste não diminuirá a quantidade de passageiros interessados, acima do que já esperamos em época de baixa temporada”, destaca Francisco Abreu, encarregador da agência Eucatur.

Para a aposentada Maria Lucia Monteiro, que costuma fazer o trajeto uma vez por mês para realizar tratamento de saúde em Manaus, o aumento foi maior do que ela havia calculado para o orçamento. “Eu estava me preparando para o valor anterior da tarifa, e não o fim da promoção e mais o reajuste. Dessa maneira, terei que economizar em outras coisas para poder continuar o tratamento”, destaca Maria. 

Resolução

A resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizando o reajuste de 7,708% nas tarifas de ônibus interestaduais e internacionais, em percursos de longa distância foi publicada na edição de sexta-feira (26) do Diário Oficial da União (DOU) e vale a partir da 0h do dia 1º de julho.


Publicidade
Publicidade