Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
Rebecca de olho em 2014

Rebecca articula apoio para eleições 2014

Maior estrela do PP  no Amazonas, secretária de Estado afirma que partido não será coadjuvante na disputa para o Governo do Amazonas



1.png Na votação do projeto de criação dos municípios, Rebecca circulou pelo plenário da Câmara e conversou com vários líderes do PP e de outras legendas para buscar apoios
10/06/2013 às 09:45

BRASÍLIA (SUCURSAL)  – A deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM), que está licenciada do mandato porque ocupa a secretaria de Governo da administração Omar Aziz, passou dois dias na capital federal em conversas com a direção e lideranças nacionais do Partido Progressista e com emissários do Palácio do Planalto. E toda essa articulação política de Rebecca teve um único objetivo: as eleições estaduais de 2014 e a candidatura ao Governo do Estado. Ela deixou Brasília mais convicta do que nunca de que não será, em hipótese alguma, candidata a vice-governadora na provável chapa encabeça pelo atual vice-governador José Melo (PMDB), com apoio do governador Omar Aziz.

“Em primeiro, lugar, não existe candidatura a vice, logo, é difícil ser cotada a esse cargo. Outra questão é que não está dentro do Partido Progressista indicar vice-governador, pois, o PP tem seus projetos tanto no âmbito estadual quanto federal”, declarou a deputada licenciada.



Rebecca Garcia lembrou que, ao ser convidada por Omar Aziz a ocupar a estratégica Secretaria de Governo, o governador não citou nenhum projeto de vice-governança. “Nunca houve essa conversa de vice nem com ele nem com ninguém. Logo, tudo não passa de boatos”. A declaração é uma resposta às notícias veiculadas na imprensa local de que José Melo tem espalhado no interior e até apresentado Rebecca Garcia como sua candidata a vice.

Questionada sobre um provável retorno da aliança política entre o governador Omar Aziz e o senador Eduardo Braga (PMDB-AM), a deputada rejeita a ideia: “Independentemente desse ou daquele projeto, o PP continua tendo o seu; o Partido Progressista não precisa embarcar em projetos de terceiros porque tem o seu próprio projeto (lançar candidatura ao Governo do Estado)”. No caso de a união Omar-Braga se concretizar, Rebecca deixa claro que não vai seguir o mesmo caminho e novamente se vale do partido. “O PP tem o seu projeto que, no momento, caminha no mesmo sentido do projeto do governador Omar Aziz”.

Volta ao Congresso

A análise política de Rebecca Garcia também passa pelo retorno ao mandato e à Câmara dos Deputados, provavelmente, em dezembro deste ano. Pela legislação eleitoral, se quiser se candidatar à governadora ou à reeleição, terá que deixar o cargo de secretária de Governo até março de 2014. “Meu retorno está sendo avaliado por mim e pelo partido para ver qual o melhor momento, se será em março ou dezembro. Enquanto eu entender que posso ajudar, será interessante ficar na Secretaria. A partir do momento que eu perceber que a missão foi cumprida, tenho que pensar voltar a Brasília”.

Planalto trabalha com dois nomes

O projeto do Partido Progressista de que tanto fala a deputada Rebecca Garcia é concorrer ao Governo do Amazonas no ano que vem. E ela está trabalhando com afinco para se viabilizar politicamente dentro e fora do Estado. Na última quarta-feira, 5 de junho, ela participou de um almoço, em Brasília, com os caciques do PP – o presidente da legenda, senador Ciro Nogueira (PI), o presidente de honra, Francisco Dornelles (RJ), o deputado Esperidião Amin (SC), entre outros líderes. A pauta da reunião foi a formação de uma comissão política para tratar das candidaturas do partido aos Governos dos Estados em 2014. E Rebecca foi escolhida para compor o grupo.

A deputada também teve um encontro com o ministro Fernando Pimentel, o coordenador político da reeleição da presidente Dilma Rousseff. O Palácio do Planalto começa a trabalhar com duas candidaturas ao Governo do Amazonas: o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) e Rebecca Garcia (PP-AM). Ela também se encontrou com o senador Lindberg Farias (PT-RJ), pré-candidato ao Governo fluminense, e foi convidada a compor grupo de novas lideranças políticas do País.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.