Terça-feira, 25 de Junho de 2019
Notícias

Rebecca Garcia volta à Câmara para articular candidatura

Deputada se licenciou do mandato para assumir Secretaria de Governo e reassume quatro meses antes do fim do prazo



1.jpg Deputada Rebecca Garcia (PP) reorganiza projeto político após articulações anteriores frustradas
28/11/2013 às 09:07

A deputada federal Rebecca Garcia (PP-AM) reassumiu ontem o mandato na Câmara dos Deputados após um ano licenciada para ocupar a Secretaria de Governo do Amazonas na administração Omar Aziz (PSD). O retorno da parlamentar, quatro meses antes do prazo de desincompatibilização de cargos públicos para as eleições de 2014, não tem o objetivo de se preparar para a disputa pelo terceiro mandato de deputada federal, mas articular e mobilizar, com o apoio das lideranças nacionais do PP, a candidatura dela ao Governo do Estado nas eleições do ano que vem.

“A minha volta agora foi acertada com o governador Omar Aziz e com as lideranças do PP nacional para que a gente comece as conversas em torno do projeto partidário que são as candidaturas ao Governo em diversos Estados, entre eles o Amazonas, tendo eu como o nome indicado pela legenda”, declarou ontem Rebecca Garcia.

Questionada sobre o lado que vai estar nas eleições para compor a candidatura à governadora, a deputada afirma que o projeto do PP não está vinculado a nenhum nome ou grupo político. “A minha candidatura ao Governo do Amazonas estará posta em qualquer cenário. Isso é uma determinação do Partido Progressista”, reitera.

A declaração de Rebecca a respeito do cenário político em que poderá disputar a eleição confronta com os caminhos que a parlamentar percorreu desde a eleição de 2012 para a Prefeitura de Manaus. Ela era a candidata mais citada nas pesquisas e tida como certa para disputar o cargo de prefeita com o apoio, inicialmente, do senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Com a mudança da “nuvem política”, a deputada passou a ser cortejada pelo governador Omar Aziz e, na véspera da convenção que iria escolher o nome, Rebecca foi vetada por Braga que impôs o nome da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O resultado das urnas elegeu Artur Neto (PSDB-AM) com quase 70% dos votos no segundo turno.

Omar Aziz não desistiu do ‘Projeto Rebecca Garcia’
Em dezembro do ano passado, um mês depois das eleições municipais, o governador convidou-a para assumir a Secretaria de Governo, um posto com visibilidade política especialmente no interior. Os meses passaram, a rusga entre Omar e Braga distendeu, o vice-governador José Melo (PROS) anunciou a pré-candidatura dele e Rebecca teve que reorganizar o projeto político. “Minha relação com o governador e com o prefeito Artur Neto são as melhores possíveis”, diz ela.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.