Publicidade
Cotidiano
Notícias

Rebecca lista prioridades e diz que vai consultar corpo técnico para inciar a gestão na Suframa

Entre as pautas da nova superintendente da autarquia estão o fortalecimento institucional do órgão, os pleitos salariais dos servidores, o destravamento de PPBs e a revitalização das ruas do distrito 26/10/2015 às 14:09
Show 1
Na sexta-feira, a assessoria do MDIC confirmou a nomeação de Rebecca
Luciano Falbo Manaus (AM)

Assim que assumir da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a ex-deputada Rebecca Garcia (PP) deve se reunir com o corpo técnico do órgão para discutir as prioridades dos primeiros meses de sua gestão. A nomeação dela foi publicada pela presidente Dilma Rousseff (PT) na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União (DOU).

Há 11 meses, a superintendência estava sendo comandada interinamente pelo funcionário de carreira Gustavo Igrejas, desde a saída de Thomaz Nogueira. A demora na nomeação é tida nos bastidores como uma disputa política entre os grupos políticos liderados de um lado pelo ministro Eduardo Braga (PMDB) e do outro pelo governador José Melo (Pros) e pelo senador Omar Aziz (PSD).

A nova superintendente disse, em entrevista ao Portal A Crítica, que tem como um dos objetivos principais o fortalecimento do órgão. "Vou buscar ajudar a construir o fortalecimento institucional da Suframa. É preciso dar a ela novamente a importância que já teve para o Estado", afirmou.

Para Rebecca, "não tem como deixar para depois" a revitalização das ruas do Distrito Industrial de Manaus. "É preciso cuidar da infraestrutura, das ruas do distrito, o quanto antes. Isso é uma das demandas urgentes", acrescentou.

"Precisamos definir Processos Produtivos Básicos (PPBs) que estão travados para atrair investimentos pro Estado", disse, ao ressaltar que o Polo Industrial de Manaus tem condições de receber industrias de vários segmentos. "É um forma de contornarmos a crise, mantermos os empregos, atraindo empresas com potencial para atender o mercado interno, que está sofrendo mais com a crise. Temos que ampliar, diversificar", pontuou.

Os pleitos de reajuste no salário dos servidores da autarquia também estão na pauta de ação da nova titular do órgão para os seus primeiros meses de gestão. "Estou estudando muito todas essas questões. Mas, não há um plano de ação completo. Isso é uma coisa que vai sendo construída, principalmente, ouvido o corpo técnico da Suframa, que é qualificadíssimo. Então, a primeira coisa que vou fazer é chamá-los para sentar e conversar", completou Rebecca.

Perfil

Rebecca Garcia é empresária, tem 42 anos, é casada e filiada ao Partido Progressista (PP). Foi eleita deputada-federal em 2006. Em 2010, foi reeleita. Em dezembro de 2012, após ter sido preterida pelo na disputa pela prefeitura, ela assumiu a secretaria de Governo do Estado na gestão de Omar Aziz (PSD), onde permaneceu por quase um ano.

Após o racha entre o grupo, Rebecca, que buscava encabeçar uma chapa na disputa pelo governo, aceitou sair candidata a vice na coligação de Eduardo Braga, que não saiu campeã.

Ela é graduada em Economia na Universidade de Boston (EUA), já trabalhou na corretora financeira Merrill Lynch (Boston), fez parte dos quadros do Banco Pactual (Rio de Janeiro) na área de contabilidade de fundos internacionais e Private Banking.

Rebecca também atuou na área comunicacional e cinematográfica, atuando como diretora-presidente do Jornal Estado do Amazonas e como diretora geral da rádio e televisão Rio Negro (filiada da Rede Bandeirantes).

Seu nome, já vinha sendo cogitado para assumir a Suframa desde o começo do ano.

Publicidade
Publicidade