Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019
DECLARAÇÃO DE IMPOSTO

Receita alerta sobre erros frequentes de contribuintes na hora de declarar o IR

A Receita alerta ainda que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido



imposto-renda_irpf_receita_federal_foto-marcelo-camargo-agbr_1024x576.jpg
25/04/2017 às 15:33

Mais de 16 milhões de declarações de Imposto de Renda já foram recebidas pela Receita Federal. A expectativa é que 28,3 milhões de contribuintes entreguem o documento até o fim do prazo, na próxima sexta-feira (28). No Amazonas, foram  entregues  203.485  declarações até às 15h desta terça-feira (25).

A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.



Para ajudar o contribuinte que ainda não fez sua declaração, a Receita Federal destaca alguns erros frequentes cometidos no preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF):

- Omissão de rendimentos do titular, em especial de uma segunda fonte, tais como honorários, alugueis e palestras.

- Omissão de rendimentos de dependente.

- Informação de valor de imposto de renda retido na fonte maior do que o que consta na declaração do empregador.

- Dependentes que não preenchem as condições, em especial por contarem de outra declaração ou terem apresentado declaração em seu nome.

- Despesas médicas não realizadas, de titular e de dependentes e ainda de não dependentes relativas a consultas, Planos de Saúde e Clínicas.

- Contribuições de empregadas domésticas não realizadas.

Restituição

A Receita Federal pagará a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 em sete lotes, entre junho e dezembro deste ano. O primeiro lote sairá em 16 de junho, o segundo em 17 de julho e o terceiro em 15 de agosto. O quarto, quinto e sexto lotes serão pagos, respectivamente, em 15 de setembro, 16 de outubro e 16 de novembro. O sétimo e último lote está previsto para ser pago em dezembro.

Ao fazer a declaração, o contribuinte deve indicar a agência e a conta bancária na qual deseja receber a restituição. Idosos, pessoas com deficiência física, mental ou doença grave têm prioridade para receber a restituição.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.