Publicidade
Cotidiano
Notícias

Receita Federal vai depositar R$ 3,2 milhões nas contas de 1,4 mil contribuintes amazonenses

Crédito será realizado no dia 31 de março. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet 27/03/2015 às 10:21
Show 1
Quem ainda não acertou as contas com o leão do IR tem até 30 de abril para entregar a declaração
Jornal A Crítica Manaus (AM)

Já está disponível para consulta o terceiro lote de residual do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), que contemplará 1.467 contribuintes no Amazonas, totalizando R$ 3,2 milhões. O crédito bancário para os contribuintes será realizado no dia 31 de março. O lote multiexercício de restituição do IR contempla também restituições de 2008 a 2013. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet (www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Neste caso, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF.

Balanço

Quase quatro semanas após o início do prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física, 5.326.797 declarações foram encaminhadas à Receita Federal pelos contribuintes até as 17h de hoje (26). O número representa 19,4% do total de 27,5 milhões de declarações que a Receita espera receber até 30 de abril, quando termina o prazo.

Este ano, os contribuintes com certificação digital podem fazer a declaração pré-preenchida na página da Receita na internet, na área do e-CAC. Isso também poderá ser feito por um representante do contribuinte que tenha certificação digital e procuração eletrônica registrada no órgão.

No ano passado, 26.883.633 de contribuintes enviaram a declaração do IRPF até o fim do prazo. O número ficou aquém do esperado pela Receita na ocasião.

Publicidade
Publicidade