Domingo, 19 de Maio de 2019
Notícias

“Receita tributária crescerá em 2013”, afirma Secretário da Fazenda

Afonso Lobo estima que arrecadação deva subir 15% este ano. Com bastante otimismo, o secretário concede uma entrevista para justificar a opinião



1.jpg
Afonso Lobo é Secretário da Fazenda
12/01/2013 às 12:59

Em meio a uma enxurrada de aumentos da carga tributária ao contribuinte do Amazonas, o secretário da Fazenda, Afonso Lobo, traça um panorama otimista sobre arrecadação e fala de novas diretrizes do fisco estadual.

O que a Fazenda estima em receita para 2013?

Ainda que o cenário econômico mundial esteja deteriorado, a SEFAZ acredita que haja boas perspectivas de recuperação da economia neste ano, com projeções otimistas para o crescimento do PIB do País (3%). Somado a isso, muitas políticas e ações fiscais estão sendo planejadas no sentido de racionalizar a arrecadação do Estado. Nossos técnicos estimam que a receita tributária para 2013 avance pelo menos 15% em comparação a 2012.

Como se comportou a arrecadação em 2012?

Praticamente todos os segmentos do comércio se destacaram em 2012, compensando a retração da indústria amazonense. Segundo dados do IBGE, a produção industrial amazonense teve queda de 7,1% no período de janeiro a novembro vis-à-vis a igual período de 2011. Vale destacar que o ICMS incidente sobre a compra de combustíveis já processados pela Petrobras pertence à rubrica do comércio e contribuiu significativamente para o resultado positivo.

E quanto ao fechamento dos postos da Sefaz no interior?

Não houve fechamento de nenhum posto da Sefaz no interior do Estado. A Sefaz está realizando estudos de viabilidade para verificar quais postos são essenciais e proporcionam benefícios econômicos e sociais ao Estado.

Como e quando será a operação da nota fiscal eletrônica ao consumidor?

Já no primeiro semestre desse ano, há um programa piloto envolvendo sete empresas nessa operação. Assim que o programa piloto estiver ajustado, a Sefaz concederá um prazo para que todas as empresas do Estado adaptem seus sistemas as exigências do programa, quando ocorrerá a universalização.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.